mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa entrega relatório da vistoria no Pronto Socorro da 14 de março

O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) enviou, no dia 14 de outubro, para a prefeitura de Belém, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Conselho Estadual de Saúde (CES), Casa Civil, Defensoria Pública, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Ordem dos Advogados do Brasil – Pará (OAB-PA), o relatório da visita institucional ao Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti na travessa 14 de março, no dia 29 de setembro.

|O Sindmepa busca melhorias para o setor da saúde e isso só poderá acontecer se as autoridades tomarem uma se manifestarem contra a situação de descaso e abandono que encontramos no PSM da 14|, ressaltou Waldir Cardoso, diretor do Sindmepa.

A conclusão do relatório é que as condições do Pronto Socorro da 14 de março nunca estiveram piores. A situação predial é de insegurança total, com risco de incêndio e de desmoronamento de rebocos e forros, sujeira nas paredes e infiltrações, que são fontes de infecções, ausência de climatização, falta de manutenção dos equipamentos médicos, além da falta de médicos nos diversos setores críticos, fatos que colocam em risco a vida de muitos pacientes.

O Sindmepa também está preocupado com a saúde física e mental dos trabalhadores do hospital. |Esses profissionais da saúde exercem seu ofício em ambientes insalubres, com péssimas condições de trabalho, angustiados por não poder atender adequadamente os pacientes e em constante tensão. Acreditamos que há grande sofrimento psíquico nestes servidores|, declarou Paulo Bronze, diretor do Sindmepa.