Sindmepa Informa – 12-12-2012

TUCURUÍ

Em Assembleia realizada na semana passada, médicos de Tucuruí elegeram os novos delegados sindicais do Sindmepa no município. Foram eleitos os médicos Carlos Conde, Mora May e Nazareno Baía. Os colegas passam a representar o Sindicato dos Médicos na cidade. A posse dos novos delegados está prevista para janeiro.

ZENALDO E O PCCV

O prefeito eleito de Belém, Zenaldo Coutinho, assumiu o compromisso de implementar, em seu governo, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da categoria médica no município. A reunião com Zenaldo, a pedido das entidades médicas, aconteceu na quarta-feira, 5, no auditório do CRM e reuniu as diretorias do Sindmepa, CRM-PA e Sociedade Médico-Cirúrgica (SMCP). Zenaldo recebeu documento contendo o diagnóstico da saúde em Belém e propostas de melhoria para o setor. Dentre as sugestões: mudança do modelo de atenção da doença para saúde; ampliação da Estratégia Saúde da Família; perfil técnico para o novo secretário municipal de saúde; democratização do Conselho Municipal de Saúde e a não terceirização dos serviços públicos de saúde. O grupo saiu da reunião otimista com os posicionamentos do novo prefeito. É esperar pra ver.

NOVOS SINDICALIZADOS

O Sindmepa iniciou no último dia 6 nova etapa no relacionamento com os associados. De agora em diante, os novos associados terão uma atividade de acolhimento que vai permitir o maior conhecimento dos benefícios que a entidade oferece. Um vídeo institucional mostrou como o associado pode utilizar os serviços oferecidos pelo Sindmepa. Em seguida, participaram de debate com a diretoria e de um coquetel de boas-vindas.

METROPOLITANO

Os médicos que atuam no Hospital Metropolitano se reúnem nesta quarta-feira, 12, às 19 horas na sede do Sindmepa para avaliar o andamento das negociações com a nova empresa responsável pela administração da unidade. Na pauta de reivindicações, estão condições e jornada de trabalho, salário e regime de contratação celetista. Os profissionais tentam abrir um canal de negociação com a Pro-Saúde, mas até agora não têm obtido sucesso. Diante desse impasse, os cerca de 130 médicos que atuam no Metropolitano não descartam uma saída em bloco do Hospital.

EBSERH

A convite do Sindtifes (Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Federais) o Sindmepa participou do debate sobre a transferência da gestão do Hospital Barros Barreto para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Representados pelo Diretor Mauricio Vulcão, nos manifestamos radicalmente contra a terceirização do hospital.

PORTARIA SESMA

O Sindmepa reuniu com a administração da Sesma, na semana passada, , no Ministério Público Estadual (MPE) para resolver o problema da suspensão das férias e licença-prêmio dos médicos. Os problemas foram negociados caso a caso, de forma que os médicos que já estavam com programações para este mês não tivessem prejuízo nas suas programações. Ficou acordado também a garantia do pagamento dos plantões extras neste final de ano.