qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 23.12.2012

POSSE

O médico Waldir Cardoso, diretor financeiro do Sindmepa, tomou posse, na semana passada, como membro do Conselho Nacional de Saúde, representando o Conselho Federal de Medicina na entidade. É a primeira vez que um médico do Pará compõe o quadro de conselheiros do CNS, instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS. O ingresso de Waldir no CNS é o ápice de uma série de articulações para o retorno das entidades médicas ao Conselho. Para o Sindmepa é uma honra ter um membro de sua diretoria como membro do Conselho.

FELIZ NATAL

O Sindmepa compartilha com todos os leitores desta coluna o desejo de alegrias e boas novas neste Natal. Que seja repleto de saúde, paz e harmonia entre as famílias paraenses. Que seja pleno de realizações e que a amizade e o amor reine acima de todas as coisas. Feliz Natal.

ALERTA AOS PEDIATRAS

O Sindmepa informa que em Assembleia Geral realizada com os médicos pediatras do Hospital Metropolitano nesta fase de transição do comando do hospital, está negociando honorários e condições de trabalho, em um movimento legítimo da categoria médica. Alerta aos pediatras em geral que não façam negociações paralelas, pois estarão infringindo artigo previsto no Código de Ética Médica que trata sobre movimento reivindicatório da categoria.

REUNIÃO COM SECRETÁRIO

A diretoria colegiada do Sindmepa recebeu nesta semana o futuro secretário municipal de saúde, Joaquim Ramos, para tratar das ações emergenciais que serão adotadas para melhorar a saúde em Belém e ouvir as sugestões da categoria. Os problemas apontados vão desde a melhoria nas condições de trabalho nas unidades de saúde até a reorganização da Urgência e Emergência, realinhamento salarial para atrair médicos para trabalhar no município de Belém novamente e, a médio prazo, a implementação do PCCV da saúde. O secretário mostrou-se receptivo às reivindicações e pediu apoio do Sindicato para fazer frente à dramática situação em que se encontra a saúde em Belém.

PRÓ-SAÚDE INVESTIGADA

Como se não bastassem as várias investigações realizadas pelo Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho em vários Estados, como São Paulo e outros, neste mês o MTF do Tocantins propôs ação cível pública contra a União Federal, o Estado do Tocantins e a Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde) requerendo a nulidade dos contratos firmados com a empresa para administração dos 17 hospitais públicos do Estado. Foram constatadas diversas irregularidades na execução dos contratos e preços, que excedem os valores praticados no mercado. É a mesma empresa que acaba de assumir o Metropolitano no Pará. Sem comentários.

CALOTE NATALINO

O Sindmepa está entrando com Ação Cautelar junto à Justiça do Trabalho contra o Idesma, que não cumpriu com suas obrigações trabalhistas com os médicos do hospital Metropolitano, apesar do contrato ter encerrado no dia 11 de dezembro, devendo o pagamento ser efetuado no dia seguinte. O Sindmepa também pediu a interveniência do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho para resolver a questão.