qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 13.01.2013

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Sindmepa realizou ontem mais um planejamento estratégico institucional, traçando metas e agendas para 2013. O planejamento estratégico conta com a participação de todos os funcionários e colaboradores do Sindicato, além da diretoria colegiada. Foram 12 horas de trabalho duro, com o objetivo de planejar uma gestão a altura das expectativas da categoria médica. Esperamos com isso poder cumprir com nossos compromissos, realizando com seriedade e competência as demandas dos nossos associados.

CNS

Uma “discriminação positiva para a região”, no que se refere à distribuição de verbas para a saúde, ao contrário do que ocorre atualmente para nosso Estado, que recebe R$ 124,00 per capita/ano para média e alta complexidade, é o que defende o diretor do Sindmepa Waldir Cardoso, o mais novo representante dos médicos no CNS, que é o órgão deliberativo das políticas de saúde para o País.

PARAENSE NA ANMR

A dra. Naiara Costa Balderramas, médica paraense residente na área de clínica médica do Hospital João de Barros Barreto, e associada do Sindmepa, foi eleita diretora de Comunicação da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) para o ano de 2013, durante o 46º Congresso Nacional dos Médicos Residentes. É mais um representante do Pará no movimento médico nacional. O Sindmepa parabeniza a colega, deseja pleno êxito no mandato e manifesta incondicional apoio ao seu trabalho.

CAOS

Quando as autoridades deste País vão entender que enquanto não houver remuneração digna, plano de carreira para os médicos, condições adequadas de trabalho e recursos tecnológicos que permitam fazer medicina de qualidade, o serviço público de saúde não será atrativo para o médico. Em consequência, denúncias de falta de médicos escalados para atender a população mais necessitada, nos hospitais públicos e unidades de saúde do Brasil serão cada vez mais frequentes.

SURTO DE DENGUE

É iminente o risco de epidemia de dengue tipo 4 no Estado, em especial até o mês de maio, devido ao período chuvoso e acúmulo de lixo sólido em muitos municípios. Há muitas pessoas suscetíveis ao tipo 4, porque no passado houve prevalência dos tipos 1, 2 e 3. Portanto, médicos e enfermeiros devem redobrar a atenção sobre o correto manejo clínico dos doentes e manter-se informados das situações e sinais de alarme clínico. Quatro pessoas morreram ano passado vítimas da dengue no Estado, onde foram confirmados 12.574 casos. Estamos fazendo a nossa parte divulgando e mobilizando a categoria para o combate à doença.

REAJUSTE

É grande a expectativa dos médicos servidores públicos federais com a possibilidade de ainda conseguir incluir no orçamento federal, que será votado em fevereiro, os valores de reajuste de suas remunerações para este ano. O deputado federal pelo Pará, Cláudio Puty, é um dos interlocutores do grupo de trabalho que estuda o assunto. Estamos apostando muito no sucesso desta ação.