dom

dom

mar 3, 2024

Construção do Hospital Regional do Tapajós em debate

A necessidade de construção do Hospital Regional do Tapajós foi uma das deliberações da reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde, realizada nesta semana no município de Itaituba. Preocupados com o aumento da demanda de serviços públicos para a região, por conta da construção de hidrelétricas do complexo do Tapajós, em estudo pelo governo Federal, representantes de entidades locais aprovaram a necessidade não só da construção do hospital regional, que vai atender a vários municípios, mas de investimentos gerais em infraestrutura para amenizar os impactos ambientais e sociais, principalmente nas áreas de saúde e educação, provocados pela construção das hidrelétricas.

O projeto em estudo prevê a construção de cinco hidrelétricas na calha do Tapajós (PA), afluente do rio Amazonas, sendo a mais avançada a hidrelétrica de São Luiz do Tapajós. O diretor do Sindmepa, João Gouveia, membro do CES, que participou da reunião, destaca que o Conselho deliberou pela construção o hospital devido à falta de atendimento na alta complexidade na região.

p1060886face

“Toda a demanda de saúde na alta complexidade na região é encaminhada para o hospital regional de Santarém a custo altíssimo”, afirma o diretor. O novo hospital regional, construído em Itaituba, iria atender a demanda dos municípios de Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro e Rurópolis. “A preocupação também é em função do aumento da demanda para a região. Para que não aconteça o que aconteceu em Altamira com a construção de Belo Monte”, ressalta.

A ideia é que todas as secretarias de governo se mobilizem para traçar um plano de ação em torno da promoção de infraestrutura em todas as áreas de demandas sociais. Como a construção de hidrelétricas prevê também a abertura de estradas e construção de portos, já é esperado o aumento da migração para a região.

Além da reunião do CES, o diretor do Sindmepa participou ainda de audiência com a prefeita Eliene Nunes de Oliveira, onde foram tratados assuntos relacionados à Atenção Primária e a Urgência e Emergência no município; e coordenou a eleição dos delegados sindicais do Sindmepa em Itaituba, que conta com cerca de 28 médicos em atuação.