dom

mar 3, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

dom

mar 3, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Construção do Hospital Regional do Tapajós em debate

A necessidade de construção do Hospital Regional do Tapajós foi uma das deliberações da reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde, realizada nesta semana no município de Itaituba. Preocupados com o aumento da demanda de serviços públicos para a região, por conta da construção de hidrelétricas do complexo do Tapajós, em estudo pelo governo Federal, representantes de entidades locais aprovaram a necessidade não só da construção do hospital regional, que vai atender a vários municípios, mas de investimentos gerais em infraestrutura para amenizar os impactos ambientais e sociais, principalmente nas áreas de saúde e educação, provocados pela construção das hidrelétricas.

O projeto em estudo prevê a construção de cinco hidrelétricas na calha do Tapajós (PA), afluente do rio Amazonas, sendo a mais avançada a hidrelétrica de São Luiz do Tapajós. O diretor do Sindmepa, João Gouveia, membro do CES, que participou da reunião, destaca que o Conselho deliberou pela construção o hospital devido à falta de atendimento na alta complexidade na região.

p1060886face

“Toda a demanda de saúde na alta complexidade na região é encaminhada para o hospital regional de Santarém a custo altíssimo”, afirma o diretor. O novo hospital regional, construído em Itaituba, iria atender a demanda dos municípios de Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro e Rurópolis. “A preocupação também é em função do aumento da demanda para a região. Para que não aconteça o que aconteceu em Altamira com a construção de Belo Monte”, ressalta.

A ideia é que todas as secretarias de governo se mobilizem para traçar um plano de ação em torno da promoção de infraestrutura em todas as áreas de demandas sociais. Como a construção de hidrelétricas prevê também a abertura de estradas e construção de portos, já é esperado o aumento da migração para a região.

Além da reunião do CES, o diretor do Sindmepa participou ainda de audiência com a prefeita Eliene Nunes de Oliveira, onde foram tratados assuntos relacionados à Atenção Primária e a Urgência e Emergência no município; e coordenou a eleição dos delegados sindicais do Sindmepa em Itaituba, que conta com cerca de 28 médicos em atuação.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que