Debate sobre relação entre a imprensa e médicos realizado pelo Simesp reúne mais de 100 pessoas

Na última sexta-feira, 8 de março, o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) promoveu o debate “Saúde – A imprensa e os médicos”. O evento, que teve por objetivo debater as políticas de saúde noticiadas na grande imprensa, reuniu mais de 100 pessoas na sede do sindicato.

Jornalistas, médicos e representantes do poder público discutiram de forma aberta as demandas, gargalos e possibilidades de melhorias do papel da imprensa em relação à saúde.

Durante a abertura do encontro, o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, falou sobre a importância da mídia. “Ela muitas vezes comete excessos e julga, é o tribunal mais fantasticamente ágil que existe, mas essencial para o movimento médico”.

Já o deputado estadual Marcos Martins, um dos palestrantes, abordou as pautas mais rentáveis aos veículos de comunicação. “Nem sempre o que dá mais Ibope é de interesse da população. Temos a necessidade de democratizar a comunicação, só o acesso não basta”.

Merece destaque a participação da jornalista Izilda Alves, da Jovem Pan, que comentou a relação entre repórteres e assessores de imprensa. Em seu discurso, Izilda enfatizou a importância da assessoria de imprensa para as entidades médicas, ressaltando a importância do bom relacionamento entre médicos, assessores de imprensa e veículos de informação.

Entre os convidados, estiveram presentes: João Ladislau Rosa, Coordenador de Comunicação do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp); Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); Eurípedes Balsanufo de Carvalho, diretor da secretaria de assuntos jurídicos do Simesp, conselheiro do Cremesp e assessor da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo; Miguel Srougi, professor de Urologia da Faculdade de Medicina da USP e presidente do Conselho do Instituto Criança é Vida; Antonio Carlos da Cruz Júnior, secretário de formação sindical e sindicalização do Simesp; Renato Françoso Filho, conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM) e diretor de Comunicação da APM; Yussif Ali Mere Júnior, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios (SINDHOSP); Josélia Lima Nunes, 2ª secretária do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal; e Rodrigo Almeida Souza, presidente do Sindicato dos Médicos de Rondônia e secretário de Comunicação da Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

Fonte : Simesp