Representantes de entidades médicas participam de curso da CNTU

Terminou ontem, em Brasília, o primeiro curso de formação sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU). O curso aconteceu nos dias 19 e 20 e contou com a participação de representantes de diversas entidades médicas, entre sindicatos e diretores da Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

img_0428.corte

O Diretor de comunicação do Sindmepa, Wilson Machado, participou do evento  que teve entre os temas a conjuntura sindical, apresentada pelo consultor da CNTU, João Guilherme Vargas Netto; desafios e obrigações sindicais, com o presidente da confederação, Murilo Celso de Campos Pinheiro; Justiça do Trabalho, comentada pelo professor de Direito do Trabalho, Claudio Santos; e o exercício jurídico no dia a dia sindical, apresentado por Jonas Matos e Silvia Martins, assessores jurídicos da CNTU.

Durante os debates ao longo do dia, os representantes da Fenam também se manifestaram. O Diretor de finanças, Mario Ferrari, explicou à plateia que o sindicato tem um papel muito importante nas suas lutas contra as terceirizações da saúde pública, “utilizando uma ferramenta importante, que são ações civis públicas, são ações em que se questionam os aspectos da constitucionalidade das leis”. E disse ainda que a CNTU tem o empenho de fazer o controle concentrado dessas constitucionalidades, “o sindicato faz uma difusão e a confederação faz o controle concentrado”.

Para o presidente do sindicato do Ceará (SIMEC), José Maria, “privatizar o SUS é destruir o maior bem da classe trabalhadora, por este motivo o sindicato e outras entidades médicas têm que estar unidos”. Ele conclui dizendo que o Sistema só não funciona como está previsto na Constituição, por falta de incentivo do Governo Federal.

Para o diretor do Sindmepa, Wilson Machado, os cursos de formação sindical são de extrema importância para os sindicalistas porque permitem aos militantes do sindicalismo médico brasileiro melhorar sua capacitação na área. O encontro também discutiu a importância da comunicação para a luta dos trabalhadores.

Com informações do Portal Fenam