abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 03/03/2013

AUDIÊNCIA

Em audiência com o Dieese e centrais sindicais, na semana passada, Zenaldo Coutinho assumiu compromisso de discutir com os trabalhadores a criação de uma política de desenvolvimento, geração de emprego e renda, qualificação profissional e valorização do servidor público. O prefeito também garantiu que vai encaminhar a criação de um conselho de desenvolvimento, comissão de valorização do servidor e Fórum de emprego, renda e trabalho para discutir as questões de interesse dos trabalhadores. O Sindmepa acompanhará, com muito interesse, a efetivação das promessas.

PAB ESTADUAL

Finalmente, prevaleceu o bom censo. O governo do Estado, reconhecendo as críticas gerais e a falência da atenção primária no Estado, voltou a fazer o repasse do PAB estadual aos municípios, recuperando o atraso de mais de um ano de importante luta do controle social, assim como criou oficinas de redes de atenção à saúde e planificação da atenção primária á saúde no Estado para apoio aos gestores municipais na sua reorganização.

SVO

Por proposta do Sindmepa, em pauta no CES foi aprovado a criação do SVO, o Serviço de Verificação de Óbito do Estado. O SVO já funcionou no Estado através da UFPA e o Sindmepa vem lutando há pelo menos 20 anos pela reativação do serviço. A criação do SVO é fundamental para o esclarecimento da causa mortis dos óbitos e também para se elucidar rapidamente a causa mortis em eventos relacionados a doenças transmissíveis, em especial aqueles sob investigação epidemiológica, com a finalidade de implementar medidas de vigilância e controle de doenças. O SVO deve ser criado urgente, subordinado à Secretaria de Saúde do Estado.

FALTA DE COMPROMISSO

São muito preocupantes as consequências da falta de compromisso da atual gestão da prefeitura de Belém, na área da saúde, assumido em reunião pública pelo prefeito Zenaldo Coutinho e pelo secretário de saúde, Joaquim Ramos. Ambos garantiram, e não cumpriram, que o pagamento dos valores dos plantões médicos, referente ao mês de janeiro, seria feito até o dia 10 de fevereiro. Como se explica?

IASEP ATRASO

O Iasep está com cinco meses de atraso no pagamento dos prestadores de serviço. E preparando o clássico golpe de propor 30% de desconto para atualização, sem falar nas glosas sem justificativa, ditas administrativas. O Sindmepa propõe ação judicial de cobrança e denúncia aos órgãos competentes.

NA JUSTIÇA

O prefeito de Salinópolis não pagou o mês de dezembro e 13º salário dos médicos do município. Questionado, mandou os profissionais entrarem na justiça para receber o que têm direito. O calote já se tornou tão comum no Pará que Médicos já propõem até a criação de um SPC das prefeituras caloteiras nas mídias sociais. Só assim teriam mais respeito e responsabilidade com o pagamento dos profissionais que lhes prestam serviço.