Sindmepa Informa – 10-03-2013

UM ABSURDO!

Estão encaixotados há mais de um ano no Hospital Barros Barreto um arco cirúrgico, um aparelho de tomografia, um de ressonância magnética e um de raio X. Todos novos, aguardando recursos financeiros para reformar e adequar a estrutura física para a sua instalação. Enquanto isto, o aparelho antigo de tomografia usado no hospital esta quebrado há algum tempo. É um absurdo! Com a palavra o reitor professor Carlos Maneschy.

GT TRANSPLANTES

Com objetivo de ampliar as discussões para implementação de diretrizes e medidas para a política de transplantes do Pará, por iniciativa do Sindmepa, o Grupo de Trabalho de Transplantes reuniu nesta semana e vai discutir a elaboração do Plano Estadual de Transplantes do Estado. O Plano será centrado em três pólos: Belém, Santarém e Redenção e as reuniões do GT agora serão trimestrais. A comissão técnica que vai elaborar o Plano já teve sua primeira reunião e o Sindmepa é membro.

CFM EM BELÉM

Saúde suplementar, escolas médicas, revalidação de diplomas, Provab, chamada pública internacional de médicos estrangeiros, carreira de Estado, lei do Ato Médico, Saúde +10 e outros assuntos locais foram temas em debate esta semana na reunião do I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina, que aconteceu em Belém com a presença do presidente do CFM, Roberto D´Ávila e da diretoria, que foi recebida pelo Sindmepa.

UNICRED BELÉM

Há cinco anos a Unicred Belém vem distribuindo sobras aos cooperados, o que normalmente se espera de cooperativas de crédito, mas isto nem sempre ocorre. Ano a ano as sobras vêm num crescente e em 2012 foi distribuído no percentual de 60% em conta corrente e 40% incorporado ao capital do cooperado da sobra líquida de mais de três milhões. Parabéns aos cooperados e à administração da Unicred pelo exemplo de cooperativismo. O Sindmepa, como associado, acredita e recomenda se associar à Unicred para operações em conta corrente, cheque especial, cartão de crédito, empréstimos e aplicações financeiras e usufruir de seus benefícios.

FRAUDES

Chegam ao Sindmepa notícias de que há fortes indícios de irregularidades administrativas e financeiras na gestão do HPSM do Guamá, que se encerrou em dezembro. Inclusive há um Procedimento Administrativo Preparatório- PAP instaurado pela promotora de justiça, Elaine Castelo Branco.

SUSPENSÃO

Apesar dos alertas do Sindmepa Informa, continuam as suspensões de transferências de verbas do Ministério da Saúde para municípios paraenses, desta feita envolvendo 19 municípios, que se beneficiam do Programa Saúde da Família e Saúde Bucal, além do bloqueio de pagamentos de agentes comunitários de saúde. Tudo pela duplicidade de inscrições de profissionais de saúde no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde- CNES.