qui

abr 18, 2024

Sindmepa Informa – 20.03.2013

NOVO HORÁRIO

O programa Saúde Alerta está com novo horário. Todos os sábados, a partir das 10h, na TV RBA com dicas e informações sobre saúde e bem estar. O  Saúde Alerta é o programa do Sindmepa que mantém o telespectador informado sobre assuntos de interesse da sociedade como ações em defesa da boa saúde da população e atividades da diretoria do Sindicato dos médicos. No programa de sábado falaremos sobre doenças reumáticas. Prestigie.

CORRIDA DO MÉDICO

As entidades médicas do Pará (Sindmepa, CRM e SMC-PA) já começaram os trabalhos de organização para a III Corrida do Médico, marcada para o dia 06 de outubro. Aproximadamente 2000 pessoas, entre representantes de entidades médicas, comunidade e atletas profissionais, são esperadas para a corrida deste ano.

CAMINHOS DA SAÚDE

A construção do Hospital Regional de Itaituba foi tema da reunião extraordinária realizada no município pelo Conselho Estadual de Saúde na semana passada. O diretor João Gouveia participou da reunião e discutiu temas importantes para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos. Em encontro com a prefeita Eliene Nunes de Oliveira conversou sobre a Atenção Primária e a Urgência e Emergência locais. Também coordenou a eleição dos delegados sindicais do Sindmepa em Itaituba, que conta com cerca de 28 médicos em atuação.

CALOTES

Mal começaram as novas gestões das prefeituras do interior do Estado e as reclamações de calotes de pagamentos de serviços prestados por médicos nos meses de janeiro e fevereiro não param de chegar ao Sindmepa. As reclamações incluem não só diferenças a menor dos valores acordados informalmente, mas também ausência total de pagamentos. O Sindmepa alerta para que os médicos não aceitem trabalhar nestas cidades sem um contrato formal de trabalho.

BARROS BARRETO

Além dos equipamentos citados na coluna da semana passada, estão ainda encaixotados no depósito do Hospital Barros Barreto, aguardando instalação, também há mais de um ano, quatro aparelhos de ultrassonografia e um equipamento de hemodinâmica, este para a realização de exames cardiovasculares, essenciais ao diagnóstico e tratamento das doenças da circulação e coração.

HPSM DA 14 DE MARÇO

Tomógrafo e Raio X quebrados por falta de manutenção e aparelhos de ultrassonografia não utilizado por falta de gel (inacreditável). O cenário do PSM da 14 já há 75 dias da nova gestão na Sesma segue inalterado. E mais: com apenas uma ambulância funcionando fica difícil deslocar os pacientes para fazer esses exames em outro hospital. Aliás, não faltam reclamações por falta de material técnico, sempre insuficiente para a demanda. Faltam máscara cirúrgica, escovinha para degermação, fio de sutura, antibióticos, sonda vesical, intracath, coletor fechado de urina, agulha para anestesia, tubo para IOT, formol e até luvas para procedimentos e gaze para curativo. Para fechar o rosário de reclamações dos que trabalham no hospital, falta diretor para o gerenciamento do turno da manhã.