Sindmepa Informa – 24/03/2013

NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Reajuste salarial de 9%, a partir de abril e vale alimentação passando de R$ 300,00 para R$ 350,00, foram os anúncios do governo estadual em reunião com representantes sindicais na quinta-feira, da qual o Sindmepa participou. As demais reinvindicações, como condições de trabalho e PCCR, ficaram de ser discutidas em mesa específica, com data já agendada para 9 de abril. Apesar do reajuste ter sido acima da inflação prevista, de 6,5%, ainda está muito longe das expectativas e necessidades dos médicos pelos baixos salários hoje recebidos, mas pretendemos corrigir isto no plano de carreira, baseado na meritocracia.

HPSM DO GUAMÁ

O Sindmepa deve encaminhar nesta semana aos órgãos competentes, com pedido de providências, relatório de visita técnica elaborado por diretores do Sindicato ao Hospital do Pronto Socorro do Guamá. A situação ali é tão ou mais crítica que os demais hospitais de urgência e emergência de Belém. Só uma informação já basta para dar a medida do caos encontrado naquele estabelecimento. No Posto 1, 90% das pessoas que ficam internadas à espera de transferência para outros hospitais não consegue sobreviver.

SAÚDE + 10

O diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, participa, de 25 a 27, em Belém, do Seminário para Acolhimento dos Novos Gestores do SUS no Pará, promovido pelo SUS e governo do Pará. Representando o Conselho Nacional de Saúde, Cardoso falará sobre o projeto Saúde + 10, que prevê a destinação de 10% das receitas correntes brutas do país para a área da saúde.

LÍNGUA PRESA

Estão tentando inventar mais um teste em medicina. Nada mais é do que a avaliação do frênulo da língua, que pode ser realizado pela exame físico do neonatologista durante o atendimento na sala de parto ou de pediatria no atendimento ambulatorial. Proposta apresentada na Câmara dos Deputados por deputado catarinense, prevê a transformação do teste em lei e a sua execução pelo SUS. O teste da linguinha teria sido criado por uma fonoaudióloga. Um absurdo de um assunto popular chamado de língua presa.

SOBRE HONORÁRIOS MÉDICOS

O Grupo Unidas informou, em reunião realizada nesta semana com representantes da Comissão Estadual de Honorários Médicos, que reajustou os valores das consultas em janeiro deste ano de R$ 60,00 para R$ 65,00. Foram mantidos os valores dos demais procedimentos pela 4ª edição da CBHPM, com portes plenos e UCO (-15,5%). Já os procedimentos previstos no rol e não contemplados na 4ª edição, estão sendo remunerados com base na edição que inicialmente contemplou o mesmo. Os colegas que atendem as empresas do Grupo Unidas devem estar atentos nas cobranças.

AÇÃO IPAMB SAÚDE

O Sindmepa já está entrando com ação, não só de suspensão da contribuição para o Plano de Saúde do Ipamb, como também de ressarcimento de valores já descontados. Um número substancial de médicos já apresentou no Sindicato a documentação necessária – cinco últimos contracheques, documentos de identidade e CPF e comprovante de residência. Os que ainda não providenciaram a documentação estão perdendo uma grande chance de retorno financeiro líquido e certo, já com jurisprudência, inclusive, do STF.