Estado convoca membros da Comissão de Combate ao Escalpelamento

Os diretores Wilson Machado e Emanuel Resque são os representantes do Sindmepa na Comissão Estadual de Erradicação dos acidentes com Escalpelamento em embarcações do Pará, que irá definir a política pública para coibir esse tipo de acidente no Estado.

Ao todo, 38 pessoas fazem parte da Comissão, que pretende garantir a segurança no tráfego aquaviário paraense, evitando os acidentes de escalpelamento com ações públicas integradas do poder público e da sociedade civil organizada.

Ao longo dos três anos de mandato da comissão, eles deverão capacitar e monitorar os Comitês municipais, elaborar plano estadual de trabalho, assim como participar de ações, campanhas, oficinas, seminários entre outras pertinentes às funções.

Reunião

Nesta sexta (26), acontece a primeira reunião da Comissão Estadual para discutir assuntos como a agenda de Capacitação dos Comitês Municipais, apresentação do relatório final dos números de escalpelamento no Estado, apresentação do Plano de Ação 2013, entre outros assuntos.

No início de maio, o Conselho Federal de Medicina lança, em nível nacional, uma campanha de combate ao escalpelamento, que terá como madrinha a atriz Dira Paes, paraense radicada no sudeste, que faz a Lucimar na novela Salve Jorge.

Em março, uma equipe do CFM esteve em Belém discutindo com diversas instituições uma estratégia de combate a esse tipo de acidente que vitima dezenas de mulheres, meninas, e até homens, nos rios da região.