ter

jun 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

jun 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Rede integrada multiprofissional para o combate ao álcool e drogas

A criação de uma rede integrada envolvendo secretarias e órgãos das esferas federal, estadual e municipal e a sociedade civil foi a solução apontada pelo médico João Gouveia para o problema da dependência de álcool e drogas, em sessão especial, realizada nesta quinta-feira, na Câmara Municipal de Belém.

João Gouveia participou, junto com o também diretor do Sindmepa, Hilmar Tadeu Ferreira, de uma sessão especial realizada para discutir a “Política de álcool, drogas e internação compulsória no município” e em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, requerida pelos vereadores Chiquinho e Ivanize Gasparim.

 

O diretor do Sindmepa disse que o uso de álcool e drogas “é um grave problema de saúde pública, pois gera violência de um modo geral na sociedade”. Para ele, o problema deve ser tratado através de políticas públicas que atinjam as três esferas de governo, “com a criação de uma rede integrada envolvendo todas as secretarias e sociedade civil com atendimento multidisciplinar e multiprofissional, focado principalmente na educação com prevenção do uso de drogas”.

Quanto à internação compulsória, defendeu que esta medida deva ser usada apenas em casos extremos “quando houver risco de morte dos dependentes químicos, de seus familiares ou da sociedade”.

 

Veja mais

Mais populares: