qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 14.04.2013

NEGOCIAÇÃO ESTADO

A secretária de Administração, Alice Viana, garantiu, em reunião com a diretoria do Sindmepa, o reajuste dos plantões extras dos médicos do Estado, de acordo com o índice do INPC de maio de 2012 a abril de 2013. O reajuste será aplicado no pagamento dos plantões de abril, que serão pagos em maio. Já está garantido também o reajuste linear de 9%, que elevou o salário base da categoria de R$ 1.444,45 para R$ 1.574.45. Quanto ao PCCR, foi informado que após negociação com o Sindicato, o projeto será enviado à AL no segundo semestre para aprovação.

SINDMEPA EM BRASÍLIA

O Sindmepa participou ativamente das mobilizações médicas em Brasília, durante a semana, na defesa de causas da saúde e da categoria médica. Representados pelo diretor Waldir Cardoso, estivemos no Ato em Defesa da Saúde Pública, promovido pelo movimento Saúde Mais Dez, que coordena a coleta de assinaturas do Projeto de Iniciativa Popular que destina 10% da receita bruta da União para a saúde. Cardoso também participou da reunião mensal do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do qual é membro, discutindo a política nacional de Atenção Hospitalar e a Portaria que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente.

REUNIÃO SESMA/AVANÇOS ESF

O Sindmepa esteve reunido com o secretário municipal de Saúde, Joaquim Ramos, na semana passada. Reconhecemos os avanços no Estratégia Saúde da Família (ESF)pela ampliação do número de equipes e pela melhoria na remuneração. Entretanto, isso ainda representa muito pouco em relação aos problemas dos médicos das Unidades Básicas de Saúde e das unidades de Urgência e Emergência que estão sem reajuste e com péssimas condições de trabalho. O Sindmepa está solicitando audiência com o prefeito de Belém para discutir realinhamento salarial para todos os médicos e a implementação do PCCR, assim como as condições de trabalho.

PLANO ESTADUAL DE TRANSPLANTES

O Plano Estadual de Transplantes de Santa Catarina servirá como modelo para o plano estadual do Pará, com as devidas adaptações. A proposta partiu do Sindmepa e foi acatada pela comissão estadual que está trabalhando na formulação do plano do Pará. Os membros dos grupos de trabalho vão analisar o modelo e apresentar propostas em reunião marcada para o dia 3 de maio, no auditório do Sindmepa.

AGE DA SANTA CASA

Na próxima quarta-feira, 17, acontece no auditório do Sindmepa mais uma Assembleia Geral dos médicos da Santa Casa. Na pauta, inúmeros problemas que vem sendo relatados ao sindicato, entre os quais a insuficiência de pediatras para a cobertura no hospital, pendências de pagamentos de plantões extras, situação dos oftalmologistas e ultrassonografistas, sobrecarga e condições de trabalho, além de reajuste salarial e PCCR. Não faltem. A participação de todos é fundamental nas mudanças que ocorrerão com a inauguração do prédio novo.

CAPACITAÇÃO

Sempre preocupado com a permanente capacitação técnica do seu quadro funcional, com objetivo de melhor atender a categoria médica, o Sindmepa enviou um dos seus funcionários para uma visita às instalações do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul, considerado o sindicato com melhor infraestrutura entre as entidades médicas do País. A visita teve como objetivo a troca de informações e experiência sobre as novas tecnologias aplicadas às áreas administrativa e financeira.