sáb

jul 27, 2024

Sindmepa Informa – 21.04.2013

CURSO DE MIDIAS SOCIAIS

Na sequência dos investimentos para melhoramento do corpo funcional, o Sindmepa realizou na semana que passou o curso de midias sociais aplicadas à atividade sindical médica. O curso foi ministrado por três técnicos da Fenam, que apoia a iniciativa. Durante três dias de imersão, funcionários e a diretoria do Sindmepa foram capacitados e atualizados nesta área, considerada estratégica para qualquer instituição que vise melhorar a comunicação com o seu público alvo.

SANTA CASA PRIVATIZADA?

O governo do Estado estaria já em fase avançada de negociações com o Cesupa para privatizar a Santa Casa de Misericordia do Pará. Médicos denunciaram a estratégia na AGE realizada na quarta-feira. Transformar a Santa Casa em um hospital-escola de um curso de Medicina privado é uma traição com o povo paraense. Algo totalmente feito à revelia das entidades de controle social e da população em geral, que tem a Santa Casa como um patrimônio histórico. Contra isso, estamos mobilizando a população pelas Redes Sociais na campanha Não à Privatização da Santa Casa. Se você também é contra, curta.

SANTA CASA SUCATEADA

Os médicos da Santa Casa também denunciaram na AGE que as condições de trabalho no hospital estão ainda piores do que no período do movimento grevista da instituição, em 2011. Há pendências de pagamento de plantões extras de outubro de 2012 e os dois últimos acordos assinados – um por via judicial e outro com a Sespa – não estão sendo cumpridos. Para completar, falta transparência na relação com os profissionais. Ninguém foi chamado para discutir a mudança para a chamada Nova Santa Casa e o Conselho Gestor e a comissão da GDI (a gratificação de desempenho do hospital), foram desativados. Temos que reagir contra esse estado de coisas.

AUDIÊNCIA ZENALDO

Já está agendada para o próximo dia 22 a audiência do Sindmepa com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Na pauta estão temas como melhoria da atenção à saúde e condições de trabalho no município; realinhamento salarial; reajuste de plantões extras; PCCR e demais assuntos relacionados à área da saúde em Belém. A audiência está marcada para às 9 horas.

PRÓ-SAÚDE

A empresa Pró-Saúde, que administra o hospital Metropolitano, maior prestadora pública de saúde no Estado, pela facilidade com que vence as licitações, e conhecida pelo lema “quanto mais lucro, melhor”, colocou as garras de fora. Avançou sobre a insalubridade dos colegas, reduzindo o adicional de 20% do salário base para 20% do salário mínimo, numa demonstração de que o Sindmepa estava certo quando tentou negociar uma convenção coletiva para garantir direitos trabalhistas a todos. Agora é correr atrás do prejuízo. Assessoria Jurídica já foi acionada.

CALOTEIROS DE PLANTÃO

Já temos seis nomes na lista de mau pagadores de médicos no Estado. Alertamos os colegas médicos que, ao serem procurados para contratos com esses gestores, pesem bem antes de tomar qualquer decisão: estão na lista os municípios de Brasil Novo, Mãe do Rio, Salinópolis, Ipixuna do Pará, Ananindeua (Distrito Industrial), além, é claro, do Idesma, contra o qual temos ação trabalhista em andamento.