Centrais e Dieese realizam jornada nacional de debates

Negociações coletivas, crescimento econômico e salários em 2013 são os temas em debate na VIII Jornada Nacional de debates, promovida pelo Dieese em conjunto com as centrais sindicais, hoje, no Sindmepa. Representantes de oito centrais sindicais participam da Jornada, que tem como objetivo a reflexão sobre desenvolvimento e crescimento econômico do Estado e de todo o País, sobre negociações coletivas e outros assuntos de interesse da classe trabalhadora, como por exemplo, questões salariais em um cenário de inflação alta.

O debate nacional envolve 27 Estados da Federação, começando por Belém e com término previsto para o dia 6 de junho. O diretor técnico do Dieese, Roberto Sena, participou da abertura do evento, destacando que a ideia do debate nacional é dar condições ao movimento sindical de apontar elementos para estratégias articuladas de ações e difundir um modo de pensar a relação entre a conjuntura e a ação sindical.

Sena acrescentou que, além de estreitar a relação entre o Dieese e as centrais sindicais, a Jornada também visa “apresentar o cenário em que estão se dando e ainda se darão as negociações coletivas de 2013, subsidiar os dirigentes sindicais para estas negociações e provocar o movimento sindical no Pará e em todo o Brasil a pensar outros desafios às negociações coletivas de data-base”.

O diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia, que é diretor sindical do Dieese, abriu a Jornada, convidando à reflexão trabalhadores e trabalhadoras presentes ao auditório do Sindmepa. “Sejam bem-vindos a esse debate e sintam-se em casa”, declarou. Participam da jornada representantes da CGTB, CSB, Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT.