qui

abr 25, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 25, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Visita a Santarém expõe baixos salários e insegurança

Com uma agenda repleta de atividades, diretores do Sindmepa realizaram uma visita técnica a  Santarém, na semana passada, participando de audiências com órgãos de saúde local, Ministério Público, Superintendência da Polícia Civil e Câmara Municipal. Os médicos Waldir Cardoso e João Gouveia também participaram de um ato ecumênico pelo restabelecimento do médico Edson Ferreira Filho, atingido com cinco tiros por um paciente; e de Assembleia Geral da categoria.

Na Assembleia, os médicos de Santarém denunciaram que o SAMU não tem médico nem na regulação; a UTI do Hospital municipal não tem diarista; os contratos dos médicos do Hospital Regional não são reajustados há vários anos e não há perspectiva de reajuste. Disseram ainda que a cobertura da ESF é de 23%, o salário dos médicos de família é de R$ 3.200,00, valor irrisório frente aos que recebem R$ 8.000 do Ministério da Saúde, pelo Provab. “Os tutores vão receber metade do salário dos jovens médicos do Provab, o que vem dificultando a contratação de novos médicos para o município”, relatam Waldir Cardoso e João Gouveia.

Outra denúncia foi que a remuneração da equipe de neurocirurgia do HR de Santarém é menor que da equipe de Altamira, apesar dos primeiros realizarem procedimento de maior complexidade. Os médicos de Santarém manifestaram a intenção de reconstruir a Sociedade Médica de Santarém e o Sindmepa ofereceu imediato apoio. A Sociedade foi fundada em 1974, mas está sem funcionar há vários anos. O objetivo é ter na cidade um instrumento de defesa dos interesses da categoria médica.

Em audiência com a secretária de Saúde, Valdenira Menezes da Silva, os diretores do Sindmepa foram informados do fechamento do Hospital Imaculada Conceição, que era conveniado ao SUS e realizava cerca de 65 partos ao mês. “Infelizmente, Santarém segue os passos de Belém e outros municípios paraenses onde, paulatinamente, serviços de obstetrícia e pediatria vêm sendo fechados”, relatam os médicos.

A secretária de Saúde disse ainda que encontrou o Hospital Municipal e o Pronto Socorro abandonados, mas conseguiu dar altas e rodar os leitos evitando acúmulo de pacientes. Que recebeu a UPA incompleta, sem todos os equipamentos, mas a secretaria comemora a queda de 67% nos casos de dengue nos últimos três meses. Os diretores participaram ainda de audiência na Câmara Municipal e reuniram com residentes de medicina do município.

Depois de participarem do ato ecumênico pela recuperação do médico Edson Ferrerira Filho, os diretores do Sindmepa visitaram o colega na UTI, onde se recupera bem. O superintendente da Polícia Civil de Santarém, Gilberto Azevedo Aguiar, disse aos diretores do Sindmepa que a polícia civil vai agilizar os procedimentos investigativos acerca do caso.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que