Informa Sindmepa – 09.06.13

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Amanhã, na Assembleia Legislativa do Estado, acontece a audiência pública que irá discutir a forma de gestão do novo Hospital da Santa Casa de Misericórdia, do Estado do Pará. A privatização da Santa Casa foi denunciada pelo Sindmepa no último mês, e negada pelo governo do Estado. O assunto gerou bastante polêmica, culminando com a convocação da audiência, que começa a partir das 14h.

RESIDÊNCIA MÉDICA

As reuniões que o Sindmepa tem participado com as Coremes, academias e gestores públicos, tem avançado na melhoria da qualificação da residência médica, interiorização e processo seletivo único. A remuneração dos preceptores empaca na decisão política de sua implementação por parte do governo do Estado e precisa ser resolvida.

RENAIS CRÔNICOS

Nota em jornal de grande circulação em Belém procura colocar em xeque a postura de reajuste de valores para equipe de transplante renal do HOL como óbice dos transplantes. As notas encobrem as deficiências estruturais, não só do transplante, como da hemodiálise e do atendimento global do renal crônico. O assunto foi levado ao MPF pelo Sindmepa e ARCT, para uma reunião ampliada, inclusive para discutir a remuneração da equipe pois a Sespa cumpriu sua parte e o HOL não. A desvalorização dos profissionais desmotiva a equipe.

OFTALMOLOGISTAS

Adaptar lentes de contato e realizar exames de refração ou testes de visão são atividades privativas de oftalmologistas, ficando os optometristas impedidos de realizar tais ações. Esta foi a decisão da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça que, por unanimidade, seguiu o voto do Ministro Herman Benjamin, que confirmou sentença favorável à Sociedade Catarinense de Oftalmologia contra optometristas daquele Estado. O Julgamento foi realizado no dia 28 de maio e vale para todo o território nacional.

SEGURANÇA NO TRABALHO

A criação de uma delegacia especial para apurar crimes contra profissionais no exercício da atividade; o reforço das rondas da Polícia Militar às proximidades das unidades de saúde; e a inclusão do Sindmepa no Conselho Estadual de Segurança Pública e no Conselho Estadual de Trânsito foram os pedidos que fizemos ao secretário de segurança do Estado em audiência nesta semana. A Segup garante que todas as demandas serão encaminhadas.

REVALIDA SIM

Sessão especial realizada na Câmara Municipal de Belém na última sexta, reafirmou os princípios do movimento de estudantes e médicos contra a revalidação automática de diplomas de médicos formados no exterior para atuação no Brasil. Entre os encaminhamentos tirados na sessão, requerida pelo vereador Abel Loureiro, foram registrados o repúdio à medida demagógica e eleitoreira do governo de importar médicos sem aferição de sua competência profissional e o apoio ao movimento Revalida Sim, porque ele defende a qualidade da assistência médica no País. O Sindmepa participa do Revalida e marcou presença em peso à sessão.