Segurança de profissionais em locais de trabalho deve ser reforçada

A criação de uma delegacia especial para apurar crimes contra profissionais no exercício da atividade profissional foi uma das solicitações feitas hoje pela manhã por diretores do Sindmepa ao secretário de segurança pública do Estado, Luiz Fernandes. O Sindmepa solicitou a audiência com o secretário em função dos recentes ataques sofridos por médicos no Estado em seus locais de trabalho.

O caso mais emblemático é o do médico Edson Ferreira Filho, que levou 3 tiros de um paciente quando atendia em ambulatório no hospital regional de Santarém. O caso do médico, que atualmente se trata no hospital Albert Einstein de São Paulo, também vem sendo acompanhado de perto pelos médicos, que solicitaram ao secretário mantê-los informados sobre a evolução das investigações.

“Nós, médicos, estamos preocupados com as questões da violência nas suas mais diversas formas, que acabam repercutindo em problemas de saúde pública”, explica o diretor do Sindmepa, João Gouveia. Na audiência com o secretário, o Sindmepa discutiu propostas que podem ser adotadas para prevenir e melhorar a segurança dos profissionais em seus locais de trabalho.

Entre as propostas discutidas está também o encaminhamento de conversa com os municípios, a fim de reforçar a segurança nas unidades de saúde, com a intensificação das rondas da Polícia Militar às proximidades das unidades de saúde.

Outro item da agenda foi a necessidade de orientação da Polícia Civil sobre as condutas que devem ser adotadas por policiais, especialmente no interior do Estado, em relação às exigências de perícias e constatação médicas de consumo de substâncias tóxicas para efeito de inquérito policial.

Há registro de médicos coagidos por policiais a assinar laudos periciais em municípios do interior do Estado. Para casos de abusos, o Sindmepa solicitou que fosse indicado como suporte aos médicos do interior o gabinete do secretário. O Sindmepa pediu ainda que seja incentivada nos municípios pólos a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

Um dos resultados imediatos da reunião foi a inclusão do Sindmepa, em princípio como convidado, nas reuniões do Conselho Estadual de Segurança Pública e do Conselho Estadual de Trânsito. Além de João Gouveia, participaram da audiência o médico Lafayette Monteiro e o assessor jurídico do Sindmepa, Eduardo Sizo.