mar 29, 2024

mar 29, 2024

Médicos de Belém vão às ruas lutar por melhorias na saúde

Centenas de profissionais da Saúde, estudantes e residentes de medicina foram às ruas, na manhã de hoje com faixas, cartazes e nariz de palhaço durante uma passeata pacífica contra o caos da saúde do Estado. Durante o ato os manifestantes gritavam palavras de ordem contra a privatização da Santa Casa, maior maternidade pública do Pará, e por melhores condições de trabalho, remuneração digna aos profissionais, entre outra reivindicações.

A passeata se concentrou em frente à Santa Casa e seguiu rumo à Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) onde os manifestantes foram recebidos pelo secretário de saúde do Pará, Hélio Franco. Os profissionais de saúde questionaram sobre o pagamento dos plantões realizados, criticaram as péssimas condições do hospital Santa Casa e pediram que a Sespa faça concurso público para o novo Hospital Santa Casa.

“Os médicos trabalham sem condições mínimas. Não existe estrutura no SUS” disse um dos manifestantes ao secretário. Ao final da manifestação o diretor do Sindmepa, João Gouveia parabenizou os manifestantes por realizarem um ato pacífico. Gouveia anunciou uma audiência entre o Sindicato dos Médicos do Pará e o secretário municipal de Saúde que ocorrerá amanhã, 4, para discutir a questão da saúde no Pará.