mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sead promete normalizar pagamento de plantões e sobreavisos

O Sindmepa participou na manhã quinta-feira (18) de uma reunião com a secretária de Estado de Administração, Alice Viana juntamente com comissão formada por médicos dos hospitais Abelardo Santos, Santa Casa, Gaspar Vianna e Ophir Loyola. Entre os assuntos em pauta, o pagamento de plantões extras e sobreavisos.

A secretária de Administração justificou o atraso nos pagamentos. Segundo ela, os valores a serem pagos ultrapassaram o previsto no mês de maio, chegando a mais de R$ 1,6 milhão. Por isso teria havido necessidade de transferir o valor para a folha de pagamento do mês de junho. Alice Viana acrescentou ainda que só houve cortes de plantões administrativos, o que não afetaria as atividades dos médicos e prometeu que, a partir de julho, os pagamentos já estarão normalizados.
Quanto ao reajuste dos plantões e sobreavisos Alice Viana afirmou que foi publicada nova tabela com reajuste de 9% a partir do mês de maio, conforme previsto na lei.
A questão dos hemonúcleos também foi discutida durante a reunião na Sead. Uma determinação do Hemopa cortou os sobreavisos médicos dos hemonúcleos do Hemopa, a partir do dia 15 de junho, nos municípios de Tucuruí, Redenção, Castanhal e Altamira. Foram mantidos sobreavisos apenas nos hemocentros de Marabá e Santarém. “Esta decisão trará prejuízos ao atendimento dos usuários com doenças hematológicas”, afirma o diretor João Gouveia.
O assunto será estudado entre a secretária de Estado e Administração, Alice Viana e a secretária adjunta de Saúde do Estado, Heloísa Guimarães para tratar da situação junto ao Hemopa. Para isso, foi marcada uma nova reunião prevista para o dia 6 de agosto.
Em relação ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, (PCCR), Alice Viana informou que o Estado está terminando o estudo sobre o assunto neste mês de agosto. E prometeu que em setembro será apresentado ao Sindicato do Médicos do Pará uma proposta para ser discutida.
Assembleia Geral

Uma Assembleia Geral reuniu, na noite de quinta-feira, Médicos da assistência e do ensino, residentes e estudantes de Medicina no Sindmepa para tratar sobre a situação dos plantões e sobreavisos no Estado, entre outros assuntos, e receberam a informação referente ao pagamento e reajuste dos plantões e sobreavisos, negociada com a Sead.
Durante a dada reunião também foi decidida a realização de um ato, nesta segunda-feira, 22, a partir das 8h no Hangar para recepcionar ministro da Saúde, Alexandre Padilha que participará da Oficina Estadual de Mobilização de Adesão dos Municípios ao Programa Mais Médico. A manifestação pretende mostrar o repúdio da categoria médica contra as medidas arbitrárias e ditatoriais que o ministro vem tomando ao instituir o programa Mais Médico.