Sindmepa Informa – 07.07.2013

Desperdício

Corre o boato que o Estado do Pará recebeu do Ministério da Saúde, no 1º semestre, cerca de 400 milhões para realizar cirurgias eletivas, de média e alta complexidade. Dizem que só 30 milhões foi gasto. O que não for utilizado terá que ser devolvido para o Ministério da Saúde até o final de julho. O Governo corre, desesperadamente, atrás de colegas para tentar realizar tais cirurgias. Com a palavra, a SESPA.

AGE Médicos

O Sindmepa realiza nesta quarta-feira (10) uma assembleia geral com médicos da Santa Casa, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital Abelardo Santos e Ophir Loyola para discutir as condições de trabalho, Plantões e sobreavisos realizados e não pagos, reajuste dos plantões e sobreaviso do Estado negociado com a SEAD e não cumprido, paralisação de advertência, entre outros assuntos. A AGE será a partir das 19h no auditório do Sindicato.

Reunião MPE

O Sindmepa participa de uma reunião ampliada no próximo dia 12 no Ministério Público Estadual para discutir a regulação de leitos materno infantil no Estado com descentralização no atendimento na Santa Casa e a melhoria da infraestrutura do Hospital.  O atendimento pré-natal na atenção básica nos municípios paraenses e a morte de bebês prematuros também serão discutidos durante a reunião.

Audiência

Na última quinta-feira (4) o secretário municipal de saúde, Yuji Ikuta recebeu o Sindmepa durante audiência que discutiu as condições de trabalhos dos profissionais da Saúde, realinhamento salarial, pagamento de plantões extras em atraso, PCCR e a compra do Hospital Porto Dias. De acordo com o secretário, várias medidas imediatas foram tomadas para melhorar as condições de trabalho dos profissionais; O realinhamento salárial será definido em agosto; e o Sindmepa ficará encarregado de enviar a proposta do PCCR, pois foi reafirmada a disposição do prefeito em aprova-lo ainda este ano na CMB para que vigore em 2014.

Audiência com Reitor

Uma audiência entre o reitor da UFPA e o Sindmepa será realizada na próxima terça-feira (9), a partir das 10:30h para tratar da qualificação do ensino médico, residência, curso de medicina em Altamira e a aplicação do Revalida pela Universidade Federal do Estado, assim como as suas implicações na importação de médicos formados no exterior.

Saúde mais 10

O Fórum em defesa da Saúde Pública marcou para o dia 10 de julho o Dia Nacional de Coleta de Assinaturas, quando as entidades esperam recolher 400 mil assinaturas para o projeto Saúde mais 10, que prevê a destinação de 10% da receita corrente bruta da união na área da saúde. O sindmepa neste dia estará coletando assinaturas em sua sede bastando o título de eleitor e a carteira de identidade e na manifestação pública das centrais sindicais em passeata no dia 11 de julho.