ter

abr 16, 2024

ter

abr 16, 2024

Sindmepa reúne com reitoria da UFPA para discutir a qualificação do ensino médico

Os diretores do Sindmepa, João Gouveia, Lafayette Monteiro, Douglas Vasconcelos e Maurício Vulcão estiveram, ontem, reunidos com o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, para discutir assuntos como a qualificação do ensino médico na UFPA e a residência no Hospital Barros Barreto que tem apresentado problemas de infraestrutura.

Segundo Maneschy, reformas no Hospital Barros Barreto estão sendo feitas para permitir melhor atendimento aos usuários e também melhor condição de trabalho aos profissionais.

As medidas do governo de trazer ao Brasil médicos com diplomas do exterior, sem a prova de revalidação do diploma e o aumento em dois anos no tempo do curso de medicina também foram discutida entre os diretores do Sindmepa e o reitor da Universidade Federal do Pará.

O Sindicato manifestou sua discordância a essas medidas do governo, pois elas não são estruturantes para a saúde do País. De acordo com o reitor da UFPA, a universidade não participará das avaliações previstas no decreto, que pretende avaliar, porém, de uma forma mais branda que o Revalida, os profissionais que veem de fora do Brasil. Ainda segundo Carlos Maneschy este assunto não foi tratado com os hospitais universitários.

Quanto à terceirização dos serviços dos hospitais universitários, outro assunto tratado durante a reunião, Maneschy revelou que o assunto ainda não foi tratado no Conselho Superior, mas prometeu que quando a reunião estiver marcada o Sindmepa será convidado a participar.