Sindmepa participa do IV Seminário Estadual de Prevenção dos Acidentes com Escalpelamento

Há mais de 20 anos que o Sindmepa participa dessa luta incessante no combate ao escalpelamento no Pará”, afirmou o diretor do Sindmepa, João Gouveia, ao participar hoje da abertura do IV Seminário Estadual de Prevenção dos Acidentes com Escalpelamento no Transporte Fluvial e I Encontro de Mestres Carpinteiros do Pará.  Como membro da Comissão Estadual de Combate ao Escalpelamento, o Sindmepa tem sido parceiro de ações que visam inibir esse tipo de acidente nos rios do Pará. Ele elogiou a boa estrutura que o Estado dispõe hoje não só no combate, mas na assistência às vítimas de escalpelamento. “Temos uma boa estrutura não só no atendimento aos acidentados, feita na Santa Casa, mas também na reinserção das vítimas na sociedade, seja com cirurgias de implante auricular, seja com a confecção de perucas que melhoram a autoestima das vítimas e favorecem seu retorno ao mercado de trabalho.

Durante o Seminário também foi lançada a Campanha Nacional de Combate ao Escalpelamento, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, que terá como madrinha a atriz paraense Dira Paes. A programação do Seminário inclui, no dia 29, o I Encontro com Mestres Carpinteiros.

O principal objetivo das duas iniciativas é erradicar esse tipo de acidente no Pará. Nos últimos anos, o número de escalpelamentos vem caindo. Em 2012 foram registrados 12 casos, e até agosto deste ano apenas dois. De 1982 até agora, o escalpelamento foi a causa de 393 acidentes em todo o Estado.

Informações: Agência Pará