qui

qui

fev 29, 2024

Médicos e Odontólogos se reúnem em Ato público

Entidades médicas e odontológicas se uniram em um ato público na manhã deste sábado, 7, na praça Batista Campos, para chamar a atenção da população sobre o caos da saúde no Brasil e pedir uma saúde pública de qualidade para o País. Os problemas enfrentados por profissionais da área,desde a falta de condições adequadas de trabalho, equipamentos, medicamentos e remuneração digna, tiveram destaque entre os discursos de médicos e odontólogos presentes. Até a falta de segurança no trabalho foi apontada como um problema que aflige os profissionais, principalmente, os odontólogos. Os ataques constantes a dentistas em capitais do sudeste é um sintoma da falta de segurança para o exercício da profissão.

Durante o Ato os médicos denunciaram as péssimas condições que enfrentam nos hospitais públicos e postos de saúde do Estado como a falta de medicamentos e aparelhos essenciais para o atendimento.  “As instalações não são de saúde, são de doenças. Os prontos Socorros não têm condições de atender o paciente que procura por atendimento”, disse o diretor do Sindmepa, João Gouveia. “O modelo da saúde hoje é centrado na doença, quando deveria se preparar pra prevenir a doença”, criticou Gouveia.

O diretor Waldir Cardoso destacou que saúde é um direito da população, que precisa de atendimento com qualidade. Para ele, não é trazendo médicos de fora do país, sem revalidação dos diplomas, que a saúde irá melhorar, é necessário haver condições dignas de trabalho para que assim os pacientes tenham um bom atendimento.

O presidente do Sindicato dos Odontólogos do Pará, Armando Dourado, defendeu a união entre as categorias médica e odontológica e lembrou do assassinato cruel de dois odontólogos,em São Paulo, este ano, por trabalharem sem qualquer segurança.

Os manifestantes se reuniram desde cedo na praça Batista Campos com carro som, faixas e cartazes. Entregaram a Carta aos Brasileiros às pessoas ao redor da praça esclarecendo a população a respeito da mobilização nacional em defesa da medicina e da saúde, movimento que luta por uma saúde com qualidade para todos.