qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

Sindicalistas participam de Jornada de debates para o setor público

Nesta terça-feira, 03, o Departamento Instersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos (Dieese) e as centrais sindicais realizaram no Sindmepa a II Jornada de debates para o setor público, reunindo sindicalistas de várias entidades do Estado do Pará. O diretor do Sindmepa, João Gouveia, também diretor do Dieese, abriu a jornada destacando a necessidade de qualificação dos trabalhadores e recomendando que os sindicalistas mantenham-se informados para terem argumentos técnicos nas mesas de negociações.

A necessidade de aprovação dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e a luta por melhores condições de trabalho dos sindicalistas em geral também foram abordadas por João Gouveia. “Vamos aproveitar a jornada para nos fortalecer e que a gente faça um bom debate nas futuras mesas de negociações”, disse.

O palestrante da jornada foi o economista e supervisor técnico do Dieese de Aracaju, Luiz Moura, que apresentou um panorama econômico do País. O diretor técnico do Dieese do Pará, Roberto Sena, divulgou dados técnicos e indicadores fiscais dos Estados e do Distrito Federal no 1º quadrimestre de 2013. No Pará, chamou a atenção o fato de a Receita Corrente Líquida ter apresentado aumento de 11,4%. Em compensação, a Despesa com Pessoal também apresentou aumento acentuado de 40,7%.

“Estamos preparando o movimento sindical frente aos cenários de dificuldades que se apresentam no Brasil. Sabemos que o País não vai crescer 4%, mas vamos ficar em torno de 2,5%. O Estado vai continuar perdendo pra Lei Kandir, então temos que estar preparando o movimento sindical, no caso o setor público, para esses cenários de dificuldades, mas não de impossibilidades”, resumiu Sena. A Jornada reuniu mais de 50 sindicalistas do Pará no auditório do Sindmepa.