mar 29, 2024

mar 29, 2024

Conselheiros de Saúde visitam hospital Galileu

O diretor do Sindmepa, João Gouveia, participou de uma visita, nesta sexta-feira, (18) ao Hospital Galileu, localizado na Rodovia Mário Covas. Uma iniciativa da comissão de gestão do Conselho Estadual de Saúde (CES), a visita foi acompanhada do representante do Sindicato dos Estabelecimentos dos Serviços de Saúde do Estado do Pará (Sindespa), Paulo Monteiro e de um representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Alugado pelo governo do Estado ao valor de R$ 120 mil mensais, o hospital terá suas instalações readequadas para um hospital de média complexidade destinado à retaguarda para áreas críticas, servindo como apoio aos hospitais Metropolitano, Gaspar Vianna e Abelardo Santos. Com capacidade para 120 leitos, vai atender às especialidades de Clínica médica, Cardiológica, Clínica Cirúrgica, Ortopedia e disporá ainda de seis leitos de UTI adulto, além de um parque de diagnóstico por imagem para eletrocardiograma, ultrassonografia e laboratório de análises clínicas.

A previsão para a conclusão da reforma é o mês de novembro, mas pela observação da equipe a obra deve ultrapassar essa previsão. “A construção está em fase de acabamento, que é a fase mais demorada de uma obra. Por conta disso, dificilmente estará pronto em novembro”, afirma João Gouveia. O médico disse ainda que o Sindicato vai lutar por uma gestão e administração pública e estatal para o novo hospital.

Com um custo anual de R$ 1.440.000,00, só com aluguel, o Sindmepa questiona se não seria mais apropriado a compra definitiva do prédio pelo Estado, “já que o governo está fazendo um investimento de alto custo na reforma e readequação do prédio”.