qui

qui

mar 28, 2024

Sindmepa celebra 32 anos de desafios e conquistas

São 32 anos de luta por uma saúde pública e privada de qualidade no Estado, celebrados na última quarta-feira (16), pelo Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa). Na vanguarda da entidade estiveram sempre as condições adequadas de trabalho, remuneração digna com Plano de Cargo Carreira e Remuneração (PCCR), concurso público com carreira de Estado e modelo de atenção à saúde pública.
Apesar dos anos, Sindmepa se mostra forte e disposto a lutar pelos interesses não somente da categoria, mas também pelos demais setores da sociedade. “Sempre priorizamos a promoção, proteção e prevenção à saúde integrada numa rede regionalizada, defesa intransigente do SUS público, estatal, universal, integral e equânime e uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, conforme o site do sindicato.

Para o diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia, a entidade pode se orgulhar das conquistas, mas sabe que os desafios ainda são muito grandes. “Os avanços proporcionados pelas lutas tornaram o Sindmepa uma instituição que defende o médico e a sociedade em geral. Da mesma forma, nestes 32 anos garantimos o fortalecimento da categoria. Temos uma das maiores sedes do Brasil, com cerca de dois mil médicos associados”, comemora.

Aliás, comemoração com ares de desafio, pois a atenção à saúde no Pará, para Gouveia, vive um dos seus piores momentos. “A gente continua na luta. Temos de lutar contra o exercício ilegal da nossa profissão, pelo PCCR, melhores condições de trabalho e Governo do Estado nem a prefeitura nos atendem. Belém está um caos. Nós estamos em situação de calamidade pública”, alerta.

ENCONTRO

Para celebrar os 32 anos de fundação do Sindmepa, juntamente com o Dia do Médico, comemorado nesta sexta-feira (18), a categoria promove neste sábado (19) o Baile dos Médicos, um tradicional encontro dos profissionais de Medicina, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

(Texto publicado no Diário On Line-DOL, no Dia do Médico)