mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa Informa – 29 – 09 – 2013

BAILE DOS MÉDICOS

Os ingressos para o Baile dos Médicos deste ano já estão à venda no Sindmepa, CRM e na Sociedade Médico-Cirúrgica. O evento acontece no dia 19 de outubro, no Hangar, com o tema: Uma noite em Londres, e pretende ser o melhor baile dos últimos tempos. Réplicas de pontos turísticos da capital inglesa fazem os ambientes da festa, além de elegante jantar, duas bandas de música, sorteio de passagem para Londres e muita, mas muita alegria. Aliás, algumas turmas de médicos, clínicas e hospitais já confirmaram a confraternização do Dia dos Médicos no baile. Proibido faltar!

ANESTESISTAS

Teremos problemas novamente em Belém com a suspensão das anestesias, a partir do dia 01 de outubro, pela cooperativa da especialidade, que não recebe há 90 dias o repasse dos honorários devido pela Sesma aos médicos da empresa. O problema, frequente no governo anterior, parece que continua no atual e o usuário é que é o principal prejudicado. Consequências para os HPSM’s, hospital do Mosqueiro e atendimento nas cirurgias eletivas do SUS.

CMS BELÉM UMA PIADA

Registramos nosso protesto pela equipe do programa Saúde Alerta, do Sindmepa, ter sido barrada na reunião do Conselho Municipal de Saúde de Belém, que montou uma farsa para aprovar apenas um sindicato nas cinco vagas do segmento dos trabalhadores de saúde na nova composição da entidade. Isso é preocupante pois esse sindicato é desconhecido dos trabalhadores da saúde e nem é reconhecido pelas demais entidades do setor. Se esse Conselho já era motivo de piada, pela sua inoperância, agora vai se tornar nacionalmente conhecido no anedotário nacional pelo ineditismo da obra da pizza com marmelada. Vergonha.

HIPERLOTAÇÃO NA SANTA CASA

Obstetras e neonatologistas da Santa Casa denunciaram ao Sindmepa a falência do que restava da regulação de leitos em Belém. Com a divulgação da inauguração da “melhor e mais moderna maternidade do Brasil”, o que ainda não ocorreu na prática, criou-se uma expectativa na população piorando a situação de demanda, sobrecarregando as equipes. Resultado: aumento de óbitos materno e fetal, condições de trabalho prejudicadas e qualidade do atendimento zero. Tinha pacientes fazendo pós-operatório imediato em cadeiras e um leito para mais de um bebê. Enfim, a volta do caos.

NOVA PRESIDENTE

Por falar em Santa Casa, a substituição da presidente da instituição, anunciada na quinta-feira pelo secretário de saúde, enche de esperanças os funcionários, entre os quais médicos daquele hospital, particularmente em relação ao diálogo com a gestão, algo que era impossível com a presidente anterior, avessa a ouvir e aceitar críticas e sugestões para o melhor funcionamento e melhor relação de trabalho com o corpo funcional da Fundação.

FENAM APOIA ANMR

Vale registro a decisão louvável da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) de apoiar juridicamente a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) em ação judicial, contra a União. Vai pedir a equiparação no valor pago em bolsa para médicos residentes, em relação ao valor pago no programa Mais Médicos. Atualmente, os bolsistas residentes recebem R$ 2,9 mil por mês, para uma jornada de 60 horas por semana na rede pública, enquanto os médicos do programa recebem R$ 10 mil.