Sindmepa Informa – 03.11.2013

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

O Sindmepa participou ativamente da 10ª Conferência Estadual de Saúde, em Ananindeua, que decorreu em clima de tranquilidade. Em sua plenária final, foram deliberados vários assuntos de interesse da sociedade e que servirão de norte aos próximos passos por uma saúde de melhor qualidade. Debatemos na mesa “Atenção primária à saúde, com ênfase no financiamento” e “Ampliar o controle social no SUS”, dando nossas contribuições para mudarmos o cenário de caos em que se encontra a saúde em Belém e em todo o Estado do Pará.

REUNIÃO MPE/RH

Uma reunião histórica realizada pelo Ministério Público Estadual e representantes de trabalhadores da saúde do Estado, marcou o início de conversações para a implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração na área da saúde no Estado do Pará, uma luta que já passa de 20 anos. No Norte, só o Pará e Roraima não tem PCCR. Uma vergonha.

SEIS MINUTOS

A julgar pelas informações do prefeito do município de Pacajá, na Transamazônica, médicos do Mais Médicos levam seis minutos para atender um paciente no município. Segundo o prefeito, dois médicos do programa atendem a 80 pessoas por dia, o que resulta em 10 pacientes por hora, ou seja, seis minutos por cada paciente, considerando-se que os médicos trabalham num regime de oito horas. Dá para fazer um diagnóstico em tão curto espaço de tempo?

REVALIDA RESULTADO

Porque será que o governo não deu a devida divulgação ao resultado da 1ª fase do Revalida, publicado na página oficial do Inep? Simples: porque o número de aprovados na prova não chegou a 10% dos candidatos que se submeteram ao teste. Especula-se que os médicos que entraram no Mais Médicos são os mesmos que não passaram na prova. Fazer prova pra quê?

REAJUSTE CBHPM

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou a nova tabela de honorários médicos (CBHPM). Os novos valores já estão valendo desde 18 de outubro, podendo ser adotados como referencial nos custos operacionais e nas valorações dos portes médicos. Foi adotado o índice de 5,69% apurado pelo INPC/IBGE. Pela nova tabela, a consulta passa a custar R$ 71,68. Os novos valores devem ser adotados como referência nas negociações entre médicos, prestadores de serviços e operadores de planos de saúde.

ESCALPELADOS

Na próxima terça, 5, o Sindmepa oferecerá um café da manhã para a imprensa e dirigentes de entidades para divulgação da Campanha Nacional de Combate ao Escalpelamento. Em média, 12 pessoas sofrem este tipo de acidente ao ano. Por este motivo, a Campanha visa prevenir e orientar os passageiros para os riscos de se viajar em embarcações com motor desprotegido. Durante o evento serão apresentados e distribuídos à imprensa as peças da Campanha, como vídeo, cartazes e gibis educativos, que tem a atriz Dira Paes como madrinha.

LIMINAR

A Justiça concedeu liminar suspendendo os efeitos das eleições dos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de Belém. A liminar aponta irregularidades na indicação do Sisbel como representante dos trabalhadores da saúde no Conselho.