abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 08.12.2013

CONGRESSO FENAM

O Congresso Extraordinário da Fenam, realizado no Rio de Janeiro, foi palco de um golpe branco. Numa votação viciada e sem ouvir nominalmente os delegados, a mesa aprovou mudanças no Estatuto da Federação, que garantem mais um ano de mandato ao presidente. De forma autoritária, antidemocrática e arbitrária, tomando decisões ao arrepio do estatuto e das leis, defendendo interesses pessoais, aferrando-se desesperadamente ao poder. Todas essas distorções foram exacerbadas ao extremo por ocasião do Congresso acabando com a legitimidade do mandato do atual presidente.

PCCV SANTARÉM

Delegados sindicais do Sindmepa participam, na próxima quinta, 12, de reunião entre sindicatos e a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém para iniciar o debate sobre o plano de carreira dos trabalhadores de saúde. Como contribuição irão apresentar a proposta de Plano de Carreira elaborada pelas entidades médicas sob supervisão da Fundação Getúlio Vargas.

VISITA UEPA

Em reunião com o reitor e dirigentes da UEPA, nesta semana, discutimos a qualificação do ensino médico voltada para os cursos ministrados em Belém, Santarém e Marabá, onde a UEPA passou a ofertar o curso de medicina em agosto deste ano. Entre os problemas enfrentados pela instituição, foi abordado a dificuldade que os alunos têm em conseguir estágios nos hospitais públicos do Estado, o que para nós é um contrassenso, pois os alunos serão futuros profissionais do SUS. Além do mais, esses hospitais recebem mais de 40% de verbas do SUS para serem hospitais de ensino.

INSEGURANÇA I

Na última terça-feira (3), cenas de barbárie contra um hospital municipal do interior do Estado, veiculadas pela televisão, provocaram susto e indignação. Um médico, acusado de erro médico por populares, quase é linchado em São Caetano de Odivelas. A ação da população, que agiu movida pelo emocional sem qualquer certeza, provocou terror nos profissionais de saúde que atuam no município e agora se recusam a permanecer no local.

INSEGURANÇA II

Nos reunimos no dia seguinte com o secretário de Segurança do Estado, Luiz Fernandes Rocha, que sugeriu visitas técnicas conjuntas aos municípios paraenses definidos como de maior situação de risco para a atividade da medicina e profissionais da saúde de um modo geral. O objetivo é orientar servidores da saúde sobre procedimentos que devem adotar, de forma preventiva, para evitar situações como as que se sucederam no município de São Caetano, onde será realizada uma audiência pública para se discutir com a população os problemas de saúde.

CONGRESSO DOS RESIDENTES

A presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes, Beatriz Costa, participou em Belém, a convite do Sindmepa, do 47º Congresso Nacional de Médicos Residentes. Entre as principais dificuldades da residência médica no Brasil, destacada pela presidente, está a manutenção do nível de qualidade e excelência diante das péssimas condições oferecidas pelo Sistema Único de Saúde.