qui

qui

mar 28, 2024

Residentes da Santa Casa recebem recomendações

O diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia, falou hoje durante a cerimônia de Acolhimento dos médicos residentes da Fundação Santa Casa, dentro do tema Defesa profissional. Acompanhado do assessor jurídico do Sindmepa, Eduardo Sizo, que também fez palestra sobre o assunto, João Gouveia explicou aos residentes a importância da representação sindical e o papel das entidades médicas nacionais e estaduais.

O diretor do Sindmepa disse aos residentes que é importante a sindicalização para o fortalecimento da categoria. Ressaltou que os médicos residentes só pagam 50% da anuidade do Sindicato e destacou a importância da reativação da Associação de Médicos Residentes do Pará (Amerepa), que funciona no próprio sindicato, mas atualmente está sem diretoria constituída. Um vídeo institucional foi exibido contando a história do Sindmepa e a importância da sindicalização.

O assessor jurídico do Sindicato, Eduardo Sizo, falou de medidas  preventivas contra ações cíveis, criminais, disciplinares e administrativas. Aos  médicos residentes, falou dos direitos e deveres e os limites de sua responsabilidade. “Há uma série de orientações que estão dispersas em leis, decretos, resoluções, protocolos científicos e que são essenciais ao exercício da medicina hoje em dia”, disse Sizo.

Entre as recomendações feitas pelo advogado aos Residentes estão conhecer o Código de Ética Médica, proceder no Ato Médico considerando os principais protocolos científicos, a idade do paciente e suas condições econômicas; construir uma relação pessoal com o paciente e sua família, inclusive esclarecendo e motivando todos os procedimentos que serão adotados no tratamento; além de preencher e detalhar os documentos médicos com letra legível e com padrões indicados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).