abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 25.05.2014

IPAMB BELÉM

Já passa de cem o número de médicos beneficiados pela ação interposta pelo Sindmepa pedindo a suspensão do desconto compulsório da contribuição do Plano de Assistência Básica à Saúde, do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb). O percentual descontado dos profissionais médicos da Prefeitura é de 4% sobre a remuneração.

CONTRATO

Em Salvaterra nenhum médico tem contrato de trabalho escrito. A Secretária considera que esta situação traz problemas para a administração. Em audiência, o Sindmepa ponderou a ela que o médico também é prejudicado em seus direitos trabalhistas e há insegurança jurídica. Houve consenso de que o contrato é necessário. Vamos ver se sai.

UNACON TUCURUÍ

Unacon de Tucuruí está há um ano com estrutura física pronta e continua sem funcionar. Maternidade e emergência do município continuam a funcionar nas dependências do HRT. Hospital não tem Tomografia nem Ressonância Magnética. Eletronorte se comprometeu a financiar um novo Centro Cirúrgico, a reforma do ambulatório, nova UTI adulto e a instalação da Terapia Renal Substitutiva. Até agora, só promessa.

GUERRA NO TRÂNSITO

A violência no trânsito, com ênfase nos acidentes de motos, continua sem controle e parece que tão cedo não vai mudar, pois não se vê na prática nenhuma atitude das autoridades para a sua prevenção. Isto repercute nos gastos elevados na recuperação da saúde dos acidentados, geralmente gravíssimos, e nos custos da previdência no pagamento da aposentadoria dos jovens inválidos que deixam o mercado de trabalho.

MEDICINA CHINESA

Resolução da Anvisa, aprovada no final de abril, determina que remédios da medicina tradicional chinesa passem, a partir de agora, a seguir regras de boas práticas farmacêuticas e de rotulagem. Eles também não poderão mais ter em suas fórmulas componentes de origem animal, como ossos ou chifres. Os medicamentos passarão a ser monitorados num prazo de três anos. Atualmente, não há nenhum tipo de regra para esse tipo de medicamento comercializado no País. Não há informações sobre a quantidade de produtos consumida nem mesmo quantos são comercializados. A saúde pública agradece.

PET-CT NO SUS

O SUS acaba de divulgar a incorporação do exame PET-CT (tomografia por emissão de pósitrons) para pacientes com câncer de pulmão, câncer colorretal, linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. A incorporação do exame ao SUS permite avaliar o grau de avanço do tumor e a extensão da doença no corpo do paciente. O procedimento deve ser disponibilizado em até 180 dias, como prevê a legislação. Até que enfim, uma boa notícia.

VACINAÇÃO

Utilidade pública: amanhã, na sede do Sindmepa, haverá vacinação contra a gripe H1N1. Todos os que se enquadram no perfil de risco podem vir ao Sindicato tomar a vacina, não só profissionais médicos. A ação vai das 9h às 16h. Pra quem não sabe, o Sindmepa fica na Boaventura da Silva, 999, entre 14 e Generalíssimo.