Assembleia Geral da Comissão Estadual de Honorários Médicos

ÀS SOCIEDADES / COOPERATIVAS DE ESPECIALIDADES

Prezados Colegas,

O lucro bruto dos convênios médicos cresceu 25% em 2013. As operadoras de planos de saúde reajustaram o preço, aumentaram a base de clientes e reduziram as despesas médicas.

O faturamento das 922 operadoras de convênios médicos aumentou em 16%, enquanto o número de usuários cresceu 4,59%. Com isso, o ano passado terminou com 50,3 milhões de pessoas com planos de saúde.

A sinistralidade fechou o ano passado em 83,7%, uma queda de 1,2 ponto percentual. Quanto ao resultado final, o que se vê é que a maioria das grandes operadoras realizou lucro. Já as pequenas e médias não conseguem diluir despesas administrativas e outros custos. Dos 50,3 milhões de usuários de planos de saúde, 63% são do sudeste, com destaque para São Paulo, onde há 19 milhões de pessoas com convênios. As regiões Sul e Nordeste representam 13,5%, cada, do total de usuários de planos.

Depois vêm Centro-Oeste e Norte, com fatias de 5,57% e 3,5%, respectivamente. Cerca de 65% dos planos médicos são empresariais, aqueles concedidos como benefício pelas empresas contratantes aos seus funcionários, apenas 20% são individuais, segmento que vem encolhendo. As operadoras vêm deixando de trabalhar com essa modalidade, já que os reajustes de preço são regulados pela ANS. Nos planos corporativos, vale a livre negociação entre empresas e operadoras.

A categoria médica continua a ser explorada pela falta de Contratualização, reajustes, glosas e interferências em sua autonomia e precisa reverter esta situação e por isto a Comissão Estadual de Honorários Médicos constituída por representantes do Sindicato dos Médicos do Pará, Sociedade Médico-Cirúrgica e Conselho Regional de Medicina realizará uma Assembleia Geral no dia 11 de junho de 2014 (quarta-feira), às 19h, na sede do Sindicato dos Médicos (Rua Boaventura da Silva, 999) com a seguinte pauta:

1- PL 6.964/10 (Contratualização e reajustes dos prestadores de serviços);

2- Negociação com os planos de saúde;

3- Assuntos gerais.

É muito importante a presença de sua Diretoria ou representante legal.

Diretoria Colegiada