Sindmepa Informa – 06.07.2014

SOBREAVISOS

Após reunião com a direção da Santa Casa, o Sindmepa propôs a manutenção do sobreaviso dos ginecologistas em julho, ficando marcada uma reunião para o próximo dia 14, às 10h, para se discutir saídas para o problema. A coluna tinha divulgado aqui a nova crise que se avizinhava na Santa Casa com os dramas de sempre, aliados ao corte de sobreavisos dos ginecologistas. Ainda não se tem uma solução definitiva, mas pelo menos agora tem-se a promessa de se discutir a questão. O corte de sobreaviso de médicos contraria até mesmo portaria divulgada pela Sespa para regulamentar a matéria.

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

Participamos nesta semana da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que discutiu “Direito de todos e todas e dever do Estado”. Vários temas foram postos em debate na plenária final da Conferência que vai culminar na conferência nacional, em novembro, em Brasília.

MARABÁ I

O Sindmepa (leia-se João Gouveia e Waldir Cardoso!) esteve na cidade de Marabá, nesta semana, cumprindo uma extensa agenda de trabalho, com  visitas aos hospitais Materno-infantil, Municipal e Hospital Regional, além das obras da UPA, iniciadas desde 2011, portanto bastante atrasadas, que deveria desafogar o HMM. Tiveram audiência com o prefeito municipal, Secretário de Saúde, Promotora-chefe do Ministério Público, presidente da Câmara, acompanhado de vereadores e o Presidente e conselheiros do Conselho Municipal de Saúde. Trataram com todos eles de assuntos de extrema importância para os médicos locais e os usuários do SUS.

MARABÁ II

Em Assembleia Geral Extraordinária, na quarta-feira, foram eleitos os novos delegados sindicais de Marabá. Os escolhidos pelos médicos locais foram os drs. Mecenas Magno e Daniel Alves, como titulares e os drs. Walter José da Silva e Gilson Farias, como suplentes. O Sindmepa deseja aos quatro colegas sucesso na gestão à frente dos interesses dos médicos Marabaenses.

ABELARDO SANTOS

O Sindmepa vai marcar uma assembleia com os médicos do Hospital Abelardo Santos para discutir a situação dos concursados e temporários que, ao que tudo indica, devem ser transferidos para a Santa Casa. É que, informações seguras garantem que a clínica São Lucas, que os abriga, vai se transformar em materno-infantil com os funcionários desta área, provavelmente, sendo remanejados para a Santa Casa. Como sempre faltam com respeito aos funcionários, que são os últimos a saber sobre seu destino, acreditamos que a informação procede. Quanto às outras especialidades, ainda não se sabe o destino.

MAIS MÉDICOS

Ministro da Saúde vem a Belém tentar enganar a população paraense sobre as maravilhas de tal programa. Queremos saber que indicadores de saúde melhoraram num Estado em que a atenção básica está falida, não houve melhoras na mortalidade materno-infantil, a nova Santa Casa continua superlotada, emergências caindo aos pedaços e gente morrendo por falta de leitos. Enfim, só papo furado. A população não cai mais nestas firulas.