qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 17.08.2014

CONTRADIÇÕES DO MAIS MÉDICOS

Cada vez mais o governo se contradiz em relação ao programa Mais Médicos. Agora, estão realizando cursos de especialização em saúde da família e comunidade aos “médicos” do programa. No entanto, o discurso usado para trazer, principalmente os cubanos, é que já possuíam experiência nesta área. Assim, fica a certeza de que trouxeram estudantes de medicina a um custo altíssimo e que os usuários do SUS estão sendo feitos de cobaias. Sem falar nos nulos resultados em termos de indicadores de saúde e uso de parte dessa grana para campanhas políticas dos companheiros.

COOPERAÇÃO TÉCNICA E PRECARIZAÇÃO

O termo de cooperação técnica celebrado entre o Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região e a Sespa com o objetivo de “articulação e o estreitamento do relacionamento institucional, de modo a imprimir maior agilidade e efetividade nas ações de promoção, prevenção, vigilância, apuração e repressão às práticas lesivas à saúde dos trabalhadores”, seria até elogiável. Isso se não tivéssemos as precárias condições de trabalho, terceirização de serviços com precarização da relação trabalhista e remuneração indigna que temos no Estado e se reflete diretamente na saúde do trabalhador, sem que nenhuma das partes estejam preocupadas.

CALOTE EM ANANINDEUA

Já estamos chegando no natal e ano novo e o prefeito e o secretário de saúde de Ananindeua continuam a dar calote nos médicos que deram plantão no final do ano passado (natal e ano novo). Numa verdadeira apropriação indébita. Sem falar na retaliação aos médicos que participaram do movimento recente na UPA Cidade Nova que estão sendo afastados. Que tal se fosse suspenso o pagamento dos dois “cara de pau”? Não perdem por esperar.

SEMANA CALOURO UEPA

O Sindmepa participou ativamente da semana do calouro de medicina da UEPA/2014, com cota de patrocínio no evento e abordando o tema do papel das entidades médicas nacionais e regionais, em especial dos serviços oferecidos pela entidade aos médicos, estudantes de medicina e à sociedade em geral.

ENTENDIMENTO

Na campanha para prefeito de Belém, dizia-se da importância de se ter um prefeito do mesmo partido para evitar os desentendimentos como os que vinham acontecendo, principalmente, na saúde. Na prática, após a eleição do prefeito do mesmo partido do governador, a coisa ficou pior, pois os desentendimentos anteriores estão para ir às vias de fato agora e a saúde no município cada vez pior. Um engodo.

RESPOSTA À COMISSÃO ELEITORAL

O Sindmepa em resposta às aleivosias extemporâneas do presidente da comissão eleitoral do CFM para eleição em 25 de agosto, lamenta mais uma vez a tentativa de escamotear o pretendido de ter uma chapa única na eleição e espera que a comissão eleitoral e o CRM portem-se com a devida e necessária isenção na condução do processo eleitoral para escolha dos representantes do Pará no Conselho Federal de Medicina e que vença a chapa melhor votada. Democracia é a palavra- chave.