Sindmepa Informa – 14.09.2014

CURSO MEDICINA TUCURUÍ

O Sindmepa é favorável à abertura de cursos de medicina, desde que seja demonstrado sua necessidade social e preservada a qualidade no ensino. Aliás,  qualidade no ensino é o que menos se observa em muitos destes cursos que têm sido abertos pelo Governo Federal. Na prática, estão se formando professores junto com alunos. Esperamos que tal não aconteça em Tucuruí. Estaremos vigilantes.

SINFITO

Semana passada, com a ajuda do Sindmepa, foi reativado, em AGE realizada no nosso auditório, o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. Diretores do Sindmepa estiveram presentes e ofereceram apoio à diretoria temporária que foi eleita com a participação maciça da categoria.

DECLARAÇÃO DE ÓBITO

Famílias de pacientes que falecem em casa, mesmo com assistência médica, não conseguem acesso à declaração de óbito, em Belém. As funerárias não podem mais fornecer porque estava havendo venda de declarações. Os médicos não tem acesso ao documento para fornecer em caso de necessidade. Em junho deste ano, o Sindmepa alertou a Sesma para este problema de saúde pública, sem resposta. Hoje a saída é levar o cadáver para um pronto socorro ou fazer ocorrência policial. Um Absurdo.

IASEP (FALIMENTAR)

O plano de saúde dos servidores do Estado, além de exigir aos médicos constituição de pessoa jurídica para pagamento, criação de cotas para atendimento e pagar valores aviltantes para consultas e procedimentos, ainda paga com seis meses de atraso, e não dá qualquer explicação. Para avaliar a situação, o Sindmepa, por meio da Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM), convoca os médicos prestadores de serviços do Iasep para uma AGE, no dia 17.09, às 19h, no Sindmepa, antes que o calote geral seja consumado.

ABORTO LEGAL

Nesta semana, no CRM, participamos de uma discussão sobre interrupção voluntária da gestação em adolescentes vítimas de crime sexual, que já têm política pública bem definida. Defendemos a descentralização do serviço, hoje prestado unicamente pela Santa Casa, estendendo-o a outras regiões do Estado em ambiente hospitalar, com equipe multiprofissional, registro adequado e sem constrangimento às vítimas.

UPAS ANANINDEUA

Tendo em vista a superlotação, falta de medicamentos, falta de condições de trabalho e perseguições a médicos, estamos convocando os colegas das UPA’s da Cidade Nova e Icuí para Assembleia Geral, na próxima terça-feira, 16, às 19h, em nossa sede. Na pauta, avaliação de condições de trabalho e fluxo de atendimento; posição diante das retaliações aos médicos e decisão sobre movimento paredista. Todos lá.