Campanha de vacinação começa dia 8

Para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) lançou ontem a Campanha Nacional de Vacinação, que terá início em 8 de novembro. A expectativa do governo federal é de que mais de 11 milhões de crianças sejam vacinadas no País, até 28 de novembro. Este ano, o Dia D de Mobilização Nacional será em dois momentos: dias 8 e 22.  A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo. Ao Pará serão destinadas 929.200 doses de vacina contra a poliomielite, para um público de 663.733 crianças de seis meses até menores de cinco anos, e 668.900 doses contra o sarampo, com previsão de imunizar 594.799 crianças.

A expectativa é vacinar contra a poliomielite, causadora da paralisia infantil, mais de 12,7 milhões de crianças em todo o País. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP) – vacina em gotas –, que será utilizada prioritariamente. No entanto, é recomendada às coordenações estaduais de Imunizações a disponibilização da vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, para as crianças acima de seis meses com esquema vacinal atrasado.

Já a tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A estimativa é vacinar 10,9 milhões de crianças. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 12,5 milhões de doses da vacina. A campanha contra o sarampo será realizada em todos estados e no Distrito Federal. No Ceará e em alguns municípios de Pernambuco, a vacinação foi antecipada para interromper a cadeia de transmissão do vírus devido ao registro de casos da doença em 2013 e 2014.

Segundo o Ministério da Saúde, a VOP é segura e são raras as reações associadas ao seu uso nas duas primeiras doses do esquema básico. Com a introdução da vacina inativada poliomielite (VIP) em 2012, substituindo estas duas primeiras doses, o risco é considerado baixíssimo. Quanto à vacina tríplice viral, são poucas as reações, como febre ou dor no local da administração, sendo geralmente bem toleradas.

Para a campanha, estarão disponíveis mais de 100 mil postos por todo o país, 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais). Para que sejam cumpridas todas as fases da imunização, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, rubéola e caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nos postos do Sistema Único de Saúde.