Sindmepa Informa – 12.10.2014

ELEIÇÃO NACIONAL

O resultado nacional nesta eleição sinalizou que o Brasil quer mudanças, mas a instabilidade mostrada nas pesquisas eleitorais confirma que no geral o voto continua a ser exercido mais pela emoção do que pela razão, com grande influência da mídia e do poder econômico das milionárias campanhas, sem avaliação do currículo do candidato e suas competências em legislar pelas causas coletivas. Para a categoria médica, a campanha neste segundo turno deve ser por candidatos que nos respeitem e defendam nossa valorização.

BACHARELADO EM MEDICINA

O CFM e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) solicitarão ao Ministério da Educação e às 242 escolas médicas do país que seja mantido o termo “Diploma de Médico” em todos os documentos que atestam a capacitação legal obtida após a conclusão do curso de medicina. As entidades avaliam que a nomenclatura de bacharel em Medicina para novos médicos que se formarão no Brasil pode gerar desgastes e transtornos para profissionais que procurarem cursos de pós-graduação no exterior e programas de intercâmbio, pela não existência do termo “Bacharel em medicina” em outros países. O MEC já aceitou o pedido e os diplomas continuarão a ser expedidos da forma tradicional, o que tranquiliza a categoria. De qualquer forma, continuamos alertas.

REUNIÃO BETTINA

Em visita às instalações do hospital universitário Bettina Ferro de Souza, nesta semana, tivemos a grata surpresa de encontrar um dos hospitais públicos mais bem equipados e bem geridos do Pará. O hospital é referência em procedimentos nas especialidades de otorrino e oftalmo, mas ainda pode melhorar tal capacidade de atendimento se ampliar a contratualização com a Sesma. Também pode vir a funcionar no Bettina um setor de atendimento a fissurados, com melhor estrutura do que o serviço que atualmente só é prestado pelo Ophir Loyola, além de sua descentralização para outros hospitais regionais.

BAILE DOS MÉDICOS

Tudo pronto para o grande baile dos médicos que acontece na próxima sexta, 17, no Hangar Centro de Convenções. Com o tema: 1001 Noites das Arábias, a festa terá o tradicional coquetel, open bar, jantar e a animação da banda Orlando Pereira. Para os médicos presentes será sorteada uma passagem para Dubai. A partir desta semana, os ingressos para o baile dos médicos estarão à venda somente na SMCP, já tendo sido esgotada a venda no Sindmepa e no CRM, o que prenuncia o sucesso do evento. Quem não se apressar vai ficar de fora. Corram.

OUTUBRO ROSA

Em 2013, mais de 52.680 mulheres no Brasil tiveram câncer de mama. Temos uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele (não melanoma). No Norte é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás somente do câncer do colo do útero. O alerta é para lembrar a todas as mulheres sobre a necessidade de prevenção a esse tipo de doença que além de atacar a saúde da mulher ainda mina sua auto-estima. Nesse outubro rosa, todas as mulheres devem procurar o médico e colocar em dia seus exames preventivos do câncer de mama.

POSSE SMCP

No próximo dia 17, às 19h30, será realizada a posse da nova diretoria da SMCP, cuja presidente, Cléa Bichara, com brilhante administração, passará o cargo ao colega Raimundo Castro antes do baile do médico. O Sindmepa parabeniza a diretoria que está saindo e deseja aos novos dirigentes o mesmo sucesso.

Neste domingo, um bom círio para todos.