Sindmepa Informa – 26.10. 2014

IRREGULARIDADES NA ESF

O Sindmepa está enviando ofício à Sesma e ao prefeito de Belém para que se pronunciem sobre relatório do Ministério da Saúde que aponta não cumprimento de recomendações feitas após uma auditoria realizada em 2011, na Estratégia Saúde da Família, em Belém. O relatório resultou de auditoria feita em 2013 (nº 13896) para verificar se houve o cumprimento das recomendações e adoção de medidas para corrigir deficiências constatadas em outra auditoria realizada no programa, em 2011. Os problemas persistem e vão desde falta de equipamentos e materiais até relação de profissionais lotados em USF que não existe. Há exigência de devolução de valores ao Fundo Nacional de Saúde.

DESIGUAIS

O hospital Nossa Senhora da Conceição, no Rio Grande do Sul, recebeu um bilhão de reais do governo federal em 2013. Enquanto isso, o governo do Pará para gerenciar toda a rede hospitalar do Estado, recebeu R$ 272 milhões, um disparate na desigual distribuição de recursos no País. É preciso acabar com esta balela de série histórica, lógica perversa que, na prática, só serve para o uso político das verbas aos aliados. O que tem que valer é a lógica racional que diz: quem precisa mais, recebe mais. Simples assim.

CALOUROS DA FAMAZ

Começa amanhã a Semana de Acolhimento ao Calouro da 1º turma do Curso de Medicina da Faculdade Metropolitana da Amazônia ((Famaz). Vamos participar mostrando aos calouros a importância do sindicato para a sua vida profissional. Ao se sindicalizar, o médico mantém-se atualizado sobre a política de saúde brasileira; tem acesso a informações científicas, assessoria jurídica, contábil e planos de saúde e odontológico a preços diferenciados, entre outros benefícios. O Acolhimento começa às 18h30, no auditório da Famaz.

BAILE DOS MÉDICOS

Mais um Baile dos Médicos foi realizado com sucesso tendo na organização as três entidades médicas estaduais: Sindmepa, CRM e a SMCP. Nossos parabéns às pessoas que participaram diretamente da organização, em especial à médica Cléa Bichara, que esteve à frente da organização do baile e da SMCP nos últimos anos e agora encerra seu mandato à frente da entidade, fechando sua gestão com louvor. Damos boas vindas também ao novo presidente da Sociedade, médico Raimundo Castro, que tomou posse horas antes da realização do Baile do Médico no Hangar. Sucesso e conte conosco nesse novo desafio.

DETRAN CREDENCIA

Uma antiga aspiração da categoria médica e do Sindicato está sendo atendida agora pelo governo do Estado. Foi publicado no DOE de quarta-feira (22) portaria regulamentando o credenciamento de entidades médicas e psicológicas, pessoas físicas e jurídicas, para a prestação de serviços como realização de Exames de Aptidão Física e Mental, Avaliação Psicológica, Junta Médica e Junta Especial de Trânsito aos candidatos à primeira habilitação, renovação de CNH, mudança e adição de categoria, reabilitação de condutores, entre outros. A iniciativa põe fim à prática de sucessivos governos de contratarem empresas de fora do Estado para a prestação de serviços ao Detran, deixando de fora a prata da casa.

REPÚDIO AO CADE

Assim como as demais entidades médicas brasileiras, repudiamos a imposição do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de multa às representações médicas superiores por movimentos de paralisação de planos de saúde e pelo uso, como parâmetro, da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), documento este histórico, originado da antiga Lista de Procedimentos Médicos. Consideramos a acusação absurda e um ato de violência contra a categoria. As entidades médicas brasileiras já estão tomando as providências legais cabíveis contra mais essa punição desferida pelo governo à nossa categoria. O Cade e a ANS estão se tornando órgãos de defesa dos planos de saúde.