Médicos da UPA de Ananindeua elegem diretor clínico

Médicos da UPA da Cidade Nova elegeram ontem, em eleição direta, o novo diretor clínico da unidade. Trata-se do médico Fábio Fonseca, escolhido por 31 médicos que atuam no local, cerca de 80% dos votos válidos. Caberá a ele, liderar a equipe médica e fazer a intermediação do quadro clínico com a direção da instituição, melhorando assim o diálogo entre médicos e gestores naquela UPA.

A eleição direta do diretor clínico era uma das demandas do movimento médico que aconteceu no início do mês na unidade, culminando com a recusa dos médicos em permanecer tirando plantões no local por falta de condições de trabalho, agravada pelo anúncio de corte no número de médicos da escala de plantão.

20141124_162142

Com a intermediação do Sindmepa e a participação direta do prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, prevaleceu o diálogo e os médicos retornaram aos plantões. Ontem, foi realizada a primeira eleição direta para diretor clínico, intermediada e coordenada diretamente pelo Sindmepa. O diretor Waldir Cardoso, que coordenou o processo de eleição e apuração, afirma que essa forma de gestão vem atender aos anseios da categoria por abrir um canal de diálogo e facilitar a organização interna da equipe.

Cabe ao diretor clínico, entre outras atribuições, organizar escalas e fazer a ponte entre as necessidades do dia a dia dos profissionais e a gestão. “Estamos bem satisfeitos com o desfecho do processo de mobilização dos médicos da UPA de Ananindeua. Fica demonstrado que a organização sindical é o caminho mais curto para se conseguir melhores condições de trabalho e mais respeito à nossa categoria”, afirma o diretor.

Para a diretora geral da UPA, Rejane Frazão, o processo de eleição direta do diretor clínico só facilita a gestão da unidade. “É a primeira vez que vivenciamos aqui a eleição de um diretor clínico com esse padrão de organização que vimos, com a participação do Sindicato, garantindo total transparência ao processo”. Além de parabenizar o sindicato pela atuação no episódio, a gestora disse que espera que esse padrão de organização se estenda a outras unidades do município. “A presença de um diretor clínico eleito pelo corpo médico facilita o diálogo, já que eles falam a mesma língua”, explicou.

O médico Fábio Fonseca recebeu 31 votos dos 39 votantes. O segundo concorrente teve sete votos e foi registrado ainda um voto em branco no processo.