sex

jul 26, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

jul 26, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Médicos da UPA de Icoaraci vão parar atividades amanhã

Médicos da UPA de Icoaraci informam que irão paralisar parcialmente suas atividades a partir de amanhã em função da falta de cumprimento de acordo por parte da Prefeitura de Belém. Todos os médicos que trabalham na UPA assinam o documento protocolado na tarde de quinta-feira no Sindmepa e em outros órgãos como o CRM-Pará e Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Os constantes atrasos de pagamento, as condições de trabalho e a falta de um contrato formal de trabalho entre os médicos e a Prefeitura são as principais causas da paralisação.
O problema no atraso do pagamento dos médicos vem se arrastando há meses e o secretário municipal de saúde, Sérgio Pimentel, prometeu que a situação seria regularizada. A gota d’água para a decisão de paralisar atividades foi o não pagamento dos vencimentos de outubro, que deveriam ser efetuados até o dia 10 deste mês e já chegou-se ao fim do mês novamente sem que os médicos tenham recebido seus salários.

Além da fixação dos pagamentos do mês até o dia 10 do mês subsequente ao trabalhado, os médicos querem ainda a assinatura de um contrato de prestação de serviços com garantia de um vínculo empregatício com a prefeitura de Belém, para garantir direitos trabalhistas básicos além da infraestrutura necessária às suas atividades profissionais.

Os médicos querem ainda o pagamento referente aos plantões de natal e ano novo dobrados, com emissão de ordem de pagamento prévia ao plantão. Essa exigência deve-se ao fato de, no ano passado, os médicos só terem recebido os plantões do final do ano meses depois do serviço realizado.

O documento dos médicos foi protocolado na tarde de quinta-feira no Sindmepa e demais órgãos, completando 48 horas na tarde deste sábado. Até este momento, a Sesma não se manifestou sobre o assunto. Com a paralisação, só serão atendidos na UPA de Icoaraci pacientes em estado grave.

Os médicos também reclamam de condições de trabalho e falta de equipamentos e medicamentos para exercerem suas atividades e o Sindmepa não vai tolerar retaliações aos colegas que participarem do movimento.

 

Veja mais

Mais populares: