qua

maio 22, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qua

maio 22, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Médicos da UPA de Icoaraci vão parar atividades amanhã

Médicos da UPA de Icoaraci informam que irão paralisar parcialmente suas atividades a partir de amanhã em função da falta de cumprimento de acordo por parte da Prefeitura de Belém. Todos os médicos que trabalham na UPA assinam o documento protocolado na tarde de quinta-feira no Sindmepa e em outros órgãos como o CRM-Pará e Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Os constantes atrasos de pagamento, as condições de trabalho e a falta de um contrato formal de trabalho entre os médicos e a Prefeitura são as principais causas da paralisação.
O problema no atraso do pagamento dos médicos vem se arrastando há meses e o secretário municipal de saúde, Sérgio Pimentel, prometeu que a situação seria regularizada. A gota d’água para a decisão de paralisar atividades foi o não pagamento dos vencimentos de outubro, que deveriam ser efetuados até o dia 10 deste mês e já chegou-se ao fim do mês novamente sem que os médicos tenham recebido seus salários.

Além da fixação dos pagamentos do mês até o dia 10 do mês subsequente ao trabalhado, os médicos querem ainda a assinatura de um contrato de prestação de serviços com garantia de um vínculo empregatício com a prefeitura de Belém, para garantir direitos trabalhistas básicos além da infraestrutura necessária às suas atividades profissionais.

Os médicos querem ainda o pagamento referente aos plantões de natal e ano novo dobrados, com emissão de ordem de pagamento prévia ao plantão. Essa exigência deve-se ao fato de, no ano passado, os médicos só terem recebido os plantões do final do ano meses depois do serviço realizado.

O documento dos médicos foi protocolado na tarde de quinta-feira no Sindmepa e demais órgãos, completando 48 horas na tarde deste sábado. Até este momento, a Sesma não se manifestou sobre o assunto. Com a paralisação, só serão atendidos na UPA de Icoaraci pacientes em estado grave.

Os médicos também reclamam de condições de trabalho e falta de equipamentos e medicamentos para exercerem suas atividades e o Sindmepa não vai tolerar retaliações aos colegas que participarem do movimento.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que