qui

qui

fev 29, 2024

Secretária recebe entidades médicas

A regularização dos contratos dos médicos do Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e da Santa Casa de Misericórdia, o problema de emissão de declarações de óbito e a superlotação da Santa Casa foram temas de reunião realizada quinta-feira, 29, entre a secretária de saúde do Estado, Heloísa Guimarães e representantes de entidades médicas do Pará.

O Sindmepa solicitou a renovação dos contratos dos médicos que se encerram neste mês para evitar prejuízo ao atendimento de saúde dessas instituições. De acordo com a secretária, a Sespa vai renovar até março os contratos dos médicos da Santa Casa até que seja feita uma verificação do quadro funcional e a partir de então se decidir como ficam as contratações. Sobre o problema da superlotação na área materno-infantil, disse que está sendo estudada uma solução para amenizar o problema junto aos profissionais que atuam na instituição.

Quando ao HRT, a secretária informou que o Estado precisa renovar os contratos por conta de um Termo de Compromisso assinado com o Ministério Público Estadual e Federal. Ela observou que os médicos de especialidades médicas que não existem no município poderão ter seus contratos renovados, mas os de especialidades disponíveis no município terão os contratos encerrados.

Já com relação ao problema da declaração de óbitos, ficou decidido a realização de uma reunião exclusivamente para discutir o assunto, envolvendo as entidades médicas, Sespa e Sesma. Será estabelecido também a partir da segunda quinzena de fevereiro um calendário de reuniões da Secretaria com as entidades médicas. A secretária também se comprometeu em reforçar o pedido de audiência do setor com o governador Simão Jatene.

A reunião foi realizada por convite da Secretária de Saúde às três entidades médicas do Estado: CRM, Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará e Sindmepa. Compareceram pelo Sindmepa os diretores João Gouveia, Lafayette Monteiro e Vilma Hutin. Pela SMCP, o presidente, Raimundo Castro e Aldo Silva do Rosário, pela Sespa (Heloisa Guimarães e Ramundo Sena, além de 6 médicos obstetras da santa casa).