qua

maio 22, 2024

qua

maio 22, 2024

Serviço de fissurados do HOL será reestruturado

A reestruturação do serviço de atendimento a fissurados do Estado prestado pelo Hospital Ophir Loyola (HOL) foi uma das garantias dadas pela secretária de Saúde do Estado, Heloísa Guimarães, em audiência pública realizada ontem no Ministério Público Estadual para discutir o assunto. Na audiência também foi discutida a possibilidade de transferência do serviço, futuramente, para o Hospital Universitário Bettina Ferro.

É a segunda audiência pública solicitada pelo Sindmepa ao MP para discutir a reestruturação do serviço oferecido aos fissurados pelo hospital. Falta de profissionais e equipamentos, além de instalações adequadas são alguns dos problemas levantados pelo sindicato junto ao MP.

unnamed (2)

Coube à secretária Heloísa Guimarães expor as providências que a Sespa pretende tomar para melhorar a oferta do serviço. Ela garantiu a reposição de profissionais que estavam faltando ao setor como um pediatra e ortodontista, assim como toda a infraestrutura para melhoramento do serviço como prótese ortodôntica, estudo genético dos casos e análise de soluções para resolver o problema da demanda reprimida.

Na audiência ficou decidido que será constituída uma comissão, coordenada pela Sespa, para discutir e implantar um Plano Estadual de Atendimento aos Portadores de Fissura Lábio-Palatinas, levantar a frequência de casos no Pará e estudar a transferência do setor do HOL para o Hospital Universitário Bettina Ferro, que tem interesse em receber o serviço e mandou representantes para a reunião. Também serão discutidos pela comissão os casos de fissurados que fazem tratamento fora do domicílio e são atendidos em Bauru (SP) e que teriam condições de serem atendidos no HOL. São 80 pacientes que estão nessa condição. A comissão será formada pela Sespa, Sesma, HOL, Hospital Bettina, Sindmepa e Ministério Público.

Todos os órgãos envolvidos na questão mandaram representantes à audiência, coordenada pela Promotoria de Saúde e da Infância e Juventude do MP. Pelo Sindmepa, participou o médico João Gouveia. No próximo dia 10, haverá uma nova reunião, às 14h30 no MP já com a comissão formalizada.