qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 11.01.2015

NOVOS MÉDICOS

Mais de cem médicos, formados pelo Cesupa e UEPA, receberam seus registros do CRM Pará esta semana. Durante a cerimônia de entrega das carteiras, representantes do Conselho e do Sindmepa saudaram os recém-formados, desejando sorte e deram algumas orientações para a vida profissional dos mesmos. Representando o Sindicato dos Médicos estiveram presentes os diretores Maurício Vulcão e Waldir Cardoso.

SOCIEDADE PARAENSE MEDICINA DO TRABALHO

Uma importante reunião da Sociedade Paraense de Medicina do Trabalho (SPMT) aconteceu esta semana, no auditório do Sindmepa. Entre os assuntos discutidos estão a programação da SPMT para os anos de 2015 e 2016 e as preliminares para a realização do Seminário Norte da ANAMT. O evento contou com a presença do Presidente Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Dr. Zuher Hadar. Representando o Sindmepa, estiveram presentes os diretores Agostinho Hermes e Hilmar Tadeu.

AUDIÊNCIA

O Sindmepa encaminhou solicitações de audiências com gestores da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital Ophir Loyola, do Hospital de Clinicas Gaspar Viana e com o Governador do Estado, Simão Jatene para tratar dos problemas de Saúde no Estado e apresentar sugestões para melhorar este quadro.

HOSPITAL DE PARAGOMINAS

O Sindmepa estranha que um Hospital recém-inaugurado (agosto de 2014) já apresente problemas em sua estrutura. Mais estranho ainda, é que quem irá pagar o conserto (restauração) é o governo do estado, mesmo após o contrato de gerenciamento com uma OS (Organização Social). Assim fica fácil administrar um hospital em que os prejuízos são pagos pelo Estado, com verbas do SUS, e os lucros, é claro, ficam com as empresas privadas contratadas para gerenciar o local.

MÁFIA DAS PRÓTESES

O Sindmepa repudia a prática de máfia das próteses, denunciada no decorrer da última semana. Manifestamos nosso desejo pela apuração rigorosa dos fatos com punição ética através dos Conselhos Regionais e Criminal pelos órgãos de segurança, mas espera as apurações e punições avancem também sobre as máfias das compras fraudulentas de materiais, medicamentos e equipamentos, além dos superfaturamentos nas obras de unidades de saúde no SUS.

Movimento HOL

O Sindmepa realizou uma reunião com entidades e instituições de saúde para discutir sobre o processo de privatização do novo prédio do Hospital Ophir Loyola, Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. Durante a reunião, os profissionais apontaram os problemas que veem enfrentando dentro do hospital e enfatizaram que a privatização só agravaria ainda mais esta situação. Entre os encaminhamentos: nova audiência com o gestor da instituição, preparação de uma reunião para tratar o assunto discutido no CES e a marcação de uma reunião com o MPE, além de continuar a mobilização contra a privatização.

REUNIÃO SESMA

Com o intuito de discutir a respeito do realinhamento salarial para 2015 e sobre a legalização do contrato de trabalho dos médicos que possuem regime de plantão e não possuem garantia de direitos trabalhistas, o Sindmepa se reuniu esta semana com representantes da SESMA. Uma nova reunião de negociação ficou agendada para o dia 22 de janeiro. Participaram da reunião o assessor jurídico da Sesma, o coordenador U/E e o Chefe de RH do local, representando o Sindmepa estiveram presentes na reunião os diretores João Gouveia e Wilson Machado.