sáb

abr 20, 2024

Sindmepa Informa

ALTER DA CHÃO

A notícia de que a Divisão de Vigilância em Saúde de Santarém (Divisa), detectou muitos casos de hepatite, inclusive com risco de epidemia, em Alter do Chão, eleita uma das praias mais bonitas do Brasil recentemente, mostra o descaso das autoridades públicas daquele município com saúde, que simplesmente não prioriza o saneamento básico na região. As praias, cada vez mais procuradas pelos turistas, não dispõem sequer de banheiros químicos, o que obriga as pessoas a usarem o próprio rio para as necessidades fisiológicas.

GDI

A falta de regularidade no pagamento da Gratificação de Desempenho Institucional- GDI, pelas fundações públicas Gaspar Viana e Santa Casa, está causando enorme desconforto entre os funcionários daquelas entidades, ao ponto de já se prever paralisações de advertência seguida de greve geral, até que o pagamento seja regularizado.

NO MESMO CAMINHO

O Hospital de Clínicas Gaspar Viana, que era tido como um dos mais regulares em relação às condições de trabalho em funcionamento na cidade começa a fazer água. Mamógrafo quebrado, falta de medicamentos básicos, pacientes amarrados em cadeiras na psiquiatria, faltam lençóis, não há conforto para acompanhantes, alimentação de qualidade duvidosa, ar condicionados quebrados, etc. Será que seguirá o mesmo destino da “nova” Santa Casa e do Ophir Loyola, entre outros?

DÍVIDA

Até para terceirizar a gestão dos hospitais regionais o governo é incompetente. Não tem capacidade para gerir os hospitais e muito menos para pagar o que deve às empresas privadas, ganhadoras das licitações, que dirigem os mesmos. Notícias veiculadas na imprensa dão conta de que há dívidas desde dezembro de 2012. Haja incompetência!

AMBULÂNCIAS

O governo do Estado distribuir ambulâncias para prefeituras de cidades pequenas do interior é uma necessidade. Não resta dúvida! Mas sem solucionar a questão da regulação no Estado isso só servirá para estes municípios despejarem pacientes na capital e/ou no município mais próximo, onerando a receita da saúde destes. É o que se constata no dia-a-dia…

TRIAGEM NEONATAL NO ESTADO

O Estado do Pará ainda está muito longe de melhorar a triagem neonatal, inclusive nos municípios com maiores recursos na área da saúde. O teste do pezinho, teste da orelhinha, teste do olhinho e o mais recente teste da linguinha, que deve ser realizado pelo pediatra em todas as maternidades do estado ainda no internamento, para não corrermos, como sempre, atrás do prejuízo com doenças controláveis nos recém-nascidos.

MÉDICOS REAGEM

Diante dos constantes atrasos no pagamento dos plantões realizados por médicos para a Prefeitura de Belém, aqueles que prestam serviço na UPA de Icoaraci decidiram paralisar atividades nesta semana, pondo em prática a paralisação seletiva, ou seja, mantendo o atendimento exclusivamente para casos graves e de risco de morte. A decisão foi uma reação ao não cumprimento da promessa feita pela Sesma de pagar os plantões em atraso até no máximo dia 25 de janeiro. Em Assembleia no Sindmepa, decidiram aceitar as ponderações do secretário de saúde de Belém, dr. Sérgio Pimentel, que prometeu para esta sexta-feira (30) os pagamentos.