mar 29, 2024

mar 29, 2024

Vitória: Portaria da Sespa revoga convocação de OS para gestão do hospital oncológico

A Secretária de Estado de Saúde, Heloísa Guimarães, assinou portaria no último dia 14 cancelando a convocação pública feita pelo Estado em novembro do ano passado de Organizações Sociais de Saúde (OSs) interessadas em celebrar contrato de gestão para gerenciamento, operacionalização e execução de ações e serviços de saúde no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, que faz parte do complexo do Hospital Ophir Loyola (HOL).

A portaria vem atender aos anseios de entidades que atuam na área da saúde e se posicionaram contrárias à gestão do novo hospital via OSs, o que é considerado por elas, na verdade, uma forma mascarada de terceirização do setor público da saúde. Em dezembro passado, um ato público reuniu representantes de várias entidades da área em frente ao hospital Ophir Loyola  em um protesto contra a possível privatização do hospital anunciada pelo governo do Estado.

Para o diretor do Sindmepa, João Gouveia, a portaria da secretária que cancela a convocação pública de OS para gerenciar o hospital, “é mais uma vitória do controle social na área da saúde”. Ele informou que foi aprovado também no Conselho Estadual de Saúde (CES) proposta do Sindmepa de resolução contrária à terceirização do hospital infantil oncológico do HOL assim como realização pelo CES de uma audiência pública na Alepa para discutir a terceirização dos hospitais públicos no Estado. Por proposta da secretária de saúde, Heloisa Guimarães, foi aprovado que deverá ser encaminhado todo o material do complexo hospitalar HOL à comissão de gestão do CES para análise e parecer, incluindo dados financeiros, recursos humanos e outros, o que envolve os hospitais Jean Bitar e Oncológico Infantil, além do Núcleo de Assistência ao Enfermo.