sex

abr 12, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

abr 12, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Conselho de Serviço Social e Sindmepa são contra comunidades terapêuticas

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) divulgou esclarecimento sobre a minuta de resolução do Estado que regulamenta as comunidades terapêuticas. No texto, em que se coloca contrário à regulamentação de “comunidades terapêuticas” pelo Estado, o CFESS explica que o Conjunto CFESS/CRESS tem mantido como pauta permanente o debate em todos os espaços, fortalecendo a luta pela plena efetivação da reforma psiquiátrica e dos mecanismos de atenção aos usuários dos serviços de saúde mental, álcool e outras drogas.

De acordo com o CFESS, a regulamentação de comunidades terapêuticas para prestação de serviços de apoio às pessoas que usam de forma abusiva ou são dependentes de drogas, se contrapõe aos princípios inscritos na Constituição Federal; o Conselho defende que o conjunto de ações e serviços de saúde prestados às pessoas que consomem drogas de forma abusiva ou dependente receba investimento por parte do Estado.

Ao propor a não expedição desta resolução por parte do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – Conad, o Conselho esclarece ainda que a minuta que visa regulamentar as comunidades terapêuticas “não prevê o início de funcionamento destas submetido ao controle social da saúde o que consideramos um enorme prejuízo”.

Em apoio à iniciativa do Conselho, o Sindmepa considera que as comunidades terapêuticas “realizam tratamentos sem qualquer fundamento científico e não têm equipes multiprofissionais em um assunto de grande complexidade como tratar usuários de álcool e drogas”, explica o diretor João Gouveia. “Achamos que empregando todos os conhecimentos científicos, com equipes multiprofissionais, a recuperação já é muito difícil, imagine nestas condições. Somos contrários também e manifestamos apoio a este movimento”, acrescenta o diretor.

Além disso, a minuta que visa regulamentar as comunidades terapêuticas não prevê que o início de funcionamento destas seja submetido ao controle social da saúde “o que consideramos um enorme prejuízo”, diz.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que