ter

maio 21, 2024

ter

maio 21, 2024

Cosempa volta a se reunir e define estratégias

Representantes do Conselho Superior de Entidades Médicas do Pará (Cosempa) promoveram ontem a sua primeira reunião anual definindo estratégias de atuação. Agendar audiência com o governo do Estado e o restabelecimento da Comissão Estadual de Honorários Médicos foram alguns dos pontos tratados na reunião.

Participaram representantes do Sindmepa, Sociedade Médico Cirúrgica do Pará e Conselho Regional de Medicina (CRM-Pa), estabelecendo reuniões mensais e apontando três representantes de cada entidade para a Comissão Estadual de Honorários Médicos.

cosempa02

Também foi discutido a reativação da Comissão Estadual de Assuntos Políticos, cujo objetivo é acompanhar e opinar em projetos de lei em tramitação que versam sobre saúde, tanto na esfera da Assembleia Legislativa do Estado quanto da Câmara Municipal de Belém. Para tanto, serão solicitadas audiências com o presidente da Alepa e da CMB. Para o governo do Estado, as entidades pretendem apresentar um documento com considerações e propostas sobre a saúde.

O Cosempa também aprovou a participação mais ativa das entidades em debates atuais que tratam de assuntos envolvendo a saúde no Brasil. A questão das próteses e órteses, medidas para redução de cesareanas no Brasil e cotas de exames estabelecidos pelos planos de saúde são alguns dos temas que as entidades querem debater mais ativamente.

Pelo calendário aprovado, ficou estabelecido que as entidades se reunirão sempre nas terceiras terças de cada mês, no Sindmepa. A próxima reunião será no dia 17 de março.