A preocupação com a obesidade infantil no mundo foi motivo de uma grande operação no último domingo, 22, na Praça da República. Intitulada Operação Lanchinho, a ação visa informar e promover saúde como forma de prevenção à obesidade infantil.
Por meio de dinâmicas e jogos rápidos, a ação mobilizou mais de 200 pessoas, entre pais e crianças que transitaram na praça da Republica no domingo, promovendo saúde como forma de prevenção à obesidade infantil.
A Operação Lanchinho é uma ação realizada pela IFMSA (International Federation of Medical Students’ Association), ONG internacional de estudantes de medicina que atua promovendo projetos e campanhas em favor da saúde da população no mundo.
Segundo a organização, o mundo inteiro vive uma epidemia não anunciada de obesidade infantil, que ainda é pouco tratada como caso de saúde pública. Atualmente, no Brasil, uma a cada três crianças está acima do peso para a idade.
O Sindmepa apoia tais ações se coloca à inteira disposição dos alunos para organizar tais medidas que promovem saúde no Estado. Em reunião realizada hoje, 24, no Sindmepa, o Sindicato dos médicos do Pará também disponibilizou todas as suas ferramentas midiáticas para divulgar as ações.
Para a estudante de medicina Yana Cardoso – uma das integrantes da ONG, o apoio do Sindmepa é motivo de alegria para o grupo “percebemos que o nosso trabalho está sendo visto e aprovado por profissionais experientes. Para a gente, receber a aprovação de pessoas que já atuam na que vamos exercer é algo que nos estimula a trabalhar mais em prol da saúde”, afirmou.